Washing line
Uma idéia isolada pode não servir pra muita coisa, mas quando existe um bom conceito que a sustente, a fonte pode render por muito tempo.
Um exemplo é o que vem sendo feito ao longo dos últimos anos para os desodarantes Axe/Lynx. Você já viu dezenas de anúncios com o mesmo conceito, mulheres atraídas pelo perfume, e pode ter certeza, ainda verá muito mais.
Essa linha de comunicação se repete a cada anúncio, mas nunca se torna chata ou cansativa. Pelo contrário, ela é simpática com seu o público-alvo e não se limita apenas a mídias tradicionais, a marca vai as ruas e fala diretamente com quem interessa.
Um anúncio, não tão novo, mas que eu adoro é esse abaixo, criado pela italiana Lowe Pirella. Uma idéia sozinha, mas que tem um histórico muito grande por trás dela.
| RÉPLICA AOS COMENTÁRIOS
Gostaria de fazer um adendo, respondendo o comentário que o Rodrigo deixou nesse post.
Sorte da agência que o público-alvo do desodorante Axe seja os homens, do contrário, acho que não faria muito sucesso. Muito machista. Mas como é anúncio pra homem ver e usar, tá perfeito. O conceito tá bem na cara. Mais direto que isso impossível. Só faço uma crítica: acho que o conceito e a linha de comunicação adotado pela Axe está se parecendo demais com o utilizado pelo desodorante Avanço há um bom tempo atrás, com o case das mulheres que avançam nos homens. O público-alvo e o conceito dos dois são semelhantes.
Gostaria de saber do Merigo qual a sua opinião. Se realmente você vê alguma semelhança nos conceitos e se essa linha de comunicação não é um pouco cafona demais pra ser utilizada pelo desodorante Axe.
Resposta: Boa a questão levantada Rodrigo, mas direi o que penso. “Mulheres atraídas pelo homem que usa o desodorante de marca Y”. Sim, essa frase pode resumir a comunicação das duas marcas que você citou.
Porém, o público-alvo de Axe e Avanço são completamente distintos, tanto em faixa etária quanto em classe social.
Perceba a forma como cada um lida com isso. O humor, a ironia, a sutileza do Axe/Lynx é bem diferente do que colocar um bando de mulheres correndo e gritando atrás de um cantor sertanejo.
Pensando assim, acho que nem cabe uma comparação de uma coisa com outra. Talvez a comunicação do Avanço funcione com o público deles, mas com você, por exemplo, não funcionou, que considera cafona.
Também discordo quando você diz que as campanhas de Axe são machistas. Elas causam simpatia, e acredite não só em homens, como em mulheres também.
Nunca são ofensivas ao feminino, e sim um ode às mulheres. Tem erotismo, mistério e cativa. Perceba a sutileza em falar de sexo sem ser banal, sem mostrar pessoas, e sim roupas num varal.
Machismo é pensar que falar e mostrar mulheres seduzidas por homens e interessadas em sexo é algo errado e/ou imoral. E, considerando que por qualquer motivo bizarro isso fosse errado, nunca seria da forma como Axe/Lynx faz.
Quando se define o conceito de uma marca, a forma como isso vai ser dito ao público faz toda a diferença. Acho que as mulheres que visitam esse site poderiam dar sua palavra ai nos comentários, e nos dizerem o que acham da comunicação de Axe.
Abraço Rodrigo e valeu pela participação.
Comprar um livro através da seção Biblioteca ou clicar em um dos anúncios Google na barra lateral direita, ajuda a manter o conteúdo do Brainstorm #9
totalmente gratuito.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.