Washing line • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Washing line

por Carlos Merigo

Uma idéia isolada pode não servir pra muita coisa, mas quando existe um bom conceito que a sustente, a fonte pode render por muito tempo.

Um exemplo é o que vem sendo feito ao longo dos últimos anos para os desodarantes Axe/Lynx. Você já viu dezenas de anúncios com o mesmo conceito, mulheres atraídas pelo perfume, e pode ter certeza, ainda verá muito mais.

Essa linha de comunicação se repete a cada anúncio, mas nunca se torna chata ou cansativa. Pelo contrário, ela é simpática com seu o público-alvo e não se limita apenas a mídias tradicionais, a marca vai as ruas e fala diretamente com quem interessa.

Um anúncio, não tão novo, mas que eu adoro é esse abaixo, criado pela italiana Lowe Pirella. Uma idéia sozinha, mas que tem um histórico muito grande por trás dela.

| RÉPLICA AOS COMENTÁRIOS

Gostaria de fazer um adendo, respondendo o comentário que o Rodrigo deixou nesse post.

Sorte da agência que o público-alvo do desodorante Axe seja os homens, do contrário, acho que não faria muito sucesso. Muito machista. Mas como é anúncio pra homem ver e usar, tá perfeito. O conceito tá bem na cara. Mais direto que isso impossível. Só faço uma crítica: acho que o conceito e a linha de comunicação adotado pela Axe está se parecendo demais com o utilizado pelo desodorante Avanço há um bom tempo atrás, com o case das mulheres que avançam nos homens. O público-alvo e o conceito dos dois são semelhantes.

Gostaria de saber do Merigo qual a sua opinião. Se realmente você vê alguma semelhança nos conceitos e se essa linha de comunicação não é um pouco cafona demais pra ser utilizada pelo desodorante Axe.

Resposta: Boa a questão levantada Rodrigo, mas direi o que penso. “Mulheres atraídas pelo homem que usa o desodorante de marca Y”. Sim, essa frase pode resumir a comunicação das duas marcas que você citou.

Porém, o público-alvo de Axe e Avanço são completamente distintos, tanto em faixa etária quanto em classe social.

Perceba a forma como cada um lida com isso. O humor, a ironia, a sutileza do Axe/Lynx é bem diferente do que colocar um bando de mulheres correndo e gritando atrás de um cantor sertanejo.

Pensando assim, acho que nem cabe uma comparação de uma coisa com outra. Talvez a comunicação do Avanço funcione com o público deles, mas com você, por exemplo, não funcionou, que considera cafona.

Também discordo quando você diz que as campanhas de Axe são machistas. Elas causam simpatia, e acredite não só em homens, como em mulheres também.

Nunca são ofensivas ao feminino, e sim um ode às mulheres. Tem erotismo, mistério e cativa. Perceba a sutileza em falar de sexo sem ser banal, sem mostrar pessoas, e sim roupas num varal.

Machismo é pensar que falar e mostrar mulheres seduzidas por homens e interessadas em sexo é algo errado e/ou imoral. E, considerando que por qualquer motivo bizarro isso fosse errado, nunca seria da forma como Axe/Lynx faz.

Quando se define o conceito de uma marca, a forma como isso vai ser dito ao público faz toda a diferença. Acho que as mulheres que visitam esse site poderiam dar sua palavra ai nos comentários, e nos dizerem o que acham da comunicação de Axe.

Abraço Rodrigo e valeu pela participação.

Ajude o Brainstorm #9 Comprar um livro através da seção Biblioteca ou clicar em um dos anúncios Google na barra lateral direita, ajuda a manter o conteúdo do Brainstorm #9

totalmente gratuito.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Redd F on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro