Ice Skating Priests
Ontem finalmente experimentei o tão aguardado chope da lendária Stella Artois, que chegou ao Brasil como mais um passo do plano global da InBev (ex Interbrew + AmBev). E sem pestanejar posso dizer: é maravilhoso.
Felizmente não está caro como se esperava. R$ 6 é o preço sugerido por chope. A estratégia é enfrentar a concorrência direta de marcas importadas, mais caras, mas sem se posicionar por preço. A versão long neck chegará ao mercado até o final do ano, quando a empresa espera também ter entre 400 e 450 pontos-de-venda na cidade.
A Stella Artois está sendo produzida em Jaguariúna, SP, depois que a Ambev enviou o mestre-cervejeiro Gabriel Galembeck para Leuven na Bélgica para estudar a receita da cerveja e importar seu processo de produção para São Paulo.
Inicialmente o chopp está sendo vendido em bares e restaurantes de classe média-alta aqui de São Paulo, que segundo o diretor de marketing da Ambev, é “formadora de opinião para todo o país”.
Os garçons desses estabelecimentos selecionados receberam treinamento para servir Stella Artois. Entre outros rituais, devem sempre colocar a taça na mesa com a logomarca voltada para o cliente. E funciona, dos que tomei (não revelo a quantidade ;p) todos foram servidos seguindo essa cartilha.
São detalhes assim e uma comunicação fiel por vários anos que fazem dessa cerveja, criada há quatro séculos, uma das mais cultuadas do mundo. A valorização e o culto pela marca são os princípios das campanhas da cerveja
Como eu já disse aqui no Brainstorm #9 quando publiquei a campanha “Make room in your fridge”, a valorização da marca chega a tanto que nem sequer o logo da cerveja é inserido nos anúncios.
Essa pretensão é a grande mágica da coisa. É uma marca construída de forma tão integrada ao longo dos anos, que hoje eles podem ser pretensiosos e ainda sim permanecerem simpáticos com seu público.
Os filmes produzidos para a Stella Artois são típicos: sempre épicos de 120 segundos e tratando a cerveja como um líquido sagrado, do qual não se pode desperdiçar nada. Lembram de “Pilot”, publicado aqui em Junho desse ano e vencedor de tantos prêmios?
O mais recente comercial da marca segue o mesmo caminho. Totalmente cinematográfico e com aquele humor irônico constante na comunicação da Stella Artois, traspirando modernidade mas sem perder a aura de tradição. “Ice Skating Priests”, criado pela Lowe de Londres, mostra alguns padres dando um tempo do monastério para se divertirem num lago congelado.
Tentando despistar o cardeal, um dos padres pede a um novato para que vá buscar algumas Stella Artois, só que na volta o gelo quebra e ele cai no lago. O que se vê é uma correria para tentar salvar o sujeito, mas como se percebe, os padres estão mais preocupados com as garrafas afundando do que com qualquer outra coisa.
Em preto e branco e com ambientação de época na década de 1920, o anúncio levou quatro semanas apenas para ser filmado num lago da Polônia. Antes mesmo de começar, 250 soldados do exército polonês foram convocados para retirar cerca de 8 mil toneladas de neve que estavam sob o lago.
Incluindo atores e dublês foram mais de 200 pessoas em cena, sem contar toda a enorme equipe de produção trabalhando em condições climáticas extremas. A trilha sonora é “Hungarian Dance No. 2” de Franz Liszt.
Clique aqui (botão direito – Salvar destino como…) para fazer o download do filme em formato .MOV. O arquivo tem 5.14 MB.
Ainda essa semana, vou publicar aqui mais um comercial clássico da Stella Artois. Fiquem de olho.
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totalmente gratuito.
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