Uma graphic novel sobre o monge e o executivo
Não importa se é em Hollywood, em histórias mitológicas, na literatura ou nas produções da Disney: o conceito da Jornada do Herói está sempre lá. Os 12 passos traçados por Joseph Campbell podem ser reconhecidos nas mais diferentes histórias. Inclusive na de Steve Jobs. Muita viagem? É, pode ser. Mas foi o encontro com o mentor – 4o. passo da Jornada do Herói – que serviu de inspiração para The Zen of Steve Jobs, uma graphic novel produzida pela Forbes em parceria com a JESS3.
O mentor, aqui, seria o monge zen japonês Kobun Chino Otogawa, que imigrou para os Estados Unidos no começo da década de 1970. Inovador, apreciador de regras e apaixonado por arte e design, Kobun estava para o budismo assim como Jobs estava para o mercado de computadores: ora era herói, ora vilão. É claro que uma amizade logo surgiu entre eles.
Caleb Melby, repórter da Forbes responsável pelo texto, criou junto com os designers da JESS3 uma história imaginária sobre esta amizade real, retrocedendo e avançando no tempo entre 1970 e 2011, mas tem como ponto central 1985, quando Jobs foi afastado da Apple e aproveitou para estudar com Kobun. Foi esse tempo juntos que determinou muitos dos caminhos seguidos pela Apple nos anos que se seguiram, tanto no que se refere ao design de produtos quanto na estratégia de negócios.
O resultado está disponível na Amazon e iTunes
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