GUEST9: A bolsa de valores da arte • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

GUEST9: A bolsa de valores da arte

por Guta Tolmasquim

Guta Tolmasquim, entre outras muitas coisas, é estudante da ECO (UFRJ), botafoguense e judia. Já trabalhou com e-commerce, com redação e agora com planejamento. Também escreve no Blog à Bolonhesa.

A tentativa de colocar uma fronteira entre arte e publicidade desencadeia aquela velha discussão da qual todo mundo já conhece a conclusão: uma coisa não tem nada a ver com a outra. Acontece que o Coletivo Filé de Peixe, sem abandonar a arte, invadiu o território da publicidade.

Explico do começo: O prêmio PIPA (Prêmio Investidor Profissional de Arte) tem uma categoria chamada PIPA Online, que dá ao artista mais votado pelo Facebook R$ 10 mil.

O Filé de Peixe (integrado por Alex Topini, Fernanda Antoun e Felipe Cataldo) resolveu, então, criar a Bolsa de Valores da Arte.

A mecânica é simples: se você aposta no projeto deles, “O Piratão”, pode investir seu voto. Votou, vira acionista. Caso eles ganhem, todos os acionistas (votantes) passam a ter a porcentagem proporcional do dinheiro. A partir daí a pessoa tem duas opções: Retirar o dinheiro; ou ajudar a decidir a que ele será destinado.

Mas a gente sabe que, tanto na publicidade quanto na arte, não adianta ter uma ideia genial sem ter um bom produto. É por isso que vou resumir O Piratão pra vocês. Ele é quase um camelô de museu, que vende por R$ 5 desde videoartes a filmes do Buñuel. O Piratão depois virou uma Jukebox, é só escolher o filme e colocar a moeda. Pra quem quiser ouvir com as palavras dos artistas, o vídeo fica no site

do PIPA (aonde também é possível votar).

Já a discussão dos direitos autorais e da popularização da arte e coisa e tal eu deixo pra vocês.

LEIA MAIS SOBRE:
todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro