Caos Cinema: O declínio e queda dos filmes de ação • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Caos Cinema: O declínio e queda dos filmes de ação

por Carlos Merigo

No passado, os diretores de filmes de ação se preocupavam em situar o espectador em cada cena. Todo movimento de camera tinha um propósito, cada composição era orientada para nos fazer entender o que se passa na tela.

Porém, nos últimos anos, o cinema de ação tem mudado completamente para um estilo de edição rápida, hiperativa e exagerada. Os blockbusters contemporâneos confundem os espectadores com camera tremida e interferências na tela – efeitos muitas vezes adicionados na pós-produção – resultando em um excesso que nos deixa incapazes de sequer reconhecer a posição dos personagens.

Isso é o que o cineasta Matthias Stork descreve como cinema baseado no caos, em um artigo escrito no blog Press Play. Stok argumenta que a única coisa que nos faz perceber algum sentido nessas cenas é a trilha sonora, e o “chaos cinema” não é restrito apenas aos momentos de ação, mas também em cenas de diálogo.

Nos dois vídeos abaixo ele compara os filmes do passado com os atuais, com um ponto de vista dos motivos dessas escolhas estéticas. O cinema do caos é popular e comercial, mas Stok também expõe exemplos de filmes que conseguem alcançar perfeita harmonia de narrativa, ação e envolvimento do espectador.

Os vídeos estão em inglês sem legendas, mas se você preferir pode ler a transcrição (também em inglês) no Press Play.

Acho esse tipo de debate fascinante, e perdi a conta de quantas vezes me cansei e passei a olhar no relógio dentro cinema por estar completamente entediado com esse tipo de cena, e que geralmente dura longos minutos. Se Terrence Malick exagera no cinema contemplativo, tem muito diretor atual pesando a mão no MichaelBay-TonyScott-style.

/via SlashFilm

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro