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Se existisse, você compraria?

por Carlos Merigo

Também shortlist em Cannes (e não é fantasma porque foi bastante veiculado nos cinemas aqui em São Paulo), este é um comercial brasileiro que talvez não seja merecedor de prêmios e que muitos menos vá chamar a atenção por efeitos digitais de última geração, crianças fofinhas ou finais engraçadinhos.

Porém, é um filme de uma simplicidade linda e, o melhor de tudo, com um conceito maravilhoso. Talvez o público médio não consiga captar logo de cara a mensagem, mas quem entende é capaz de criar profunda simpatia pelo que está sendo dito.

Criado pela Giovanni,FCB para o Submarino, este é um anúncio que gosto muito por saber vender varejo sem falar de preços ou usar um garoto propaganda idiota. O conceito que carrega é o que transforma uma simples loja, seja ela virtual ou real, em algo muito maior. É o que faz uma marca ser diferente da outra.

Pois se você parar pra analisar, e não é preciso ser profundo conhecedor de marketing, administração, economia ou qualquer de suas vertentes para isso, verá que um varejo pouco tem a oferecer de diferencial em relação a seus concorrentes. Promoções? Garantia? Forma de pagamento? Bom atendimento? Preços?

Qualquer bom varejo que se preze tem isso. Procura ser completo em todos esses quesitos, senão é tão bom em um, é em outro. Senão pode oferecer preços tão competitivos, melhora as formas de pagamento ou vice-versa. Portanto, o que o consumidor faz (ou deveria fazer) antes de comprar qualquer coisa, é pesquisar. Quem compra, quer o que for mais vantajoso.

O que faria um cidadão em sã consciência pagar mais caro num produto que poderia facilmente ser encontrado mais em conta na loja ao lado? O produto oferecido é o mesmo, a forma de pagamento é a mesma. O atendimento pode ser diferente, mas e daí? Não vai ser crucial nesse momento.

É nessa hora que entra a comunicação, a publicidade, aquilo que a maioria das pessoas que entram aqui nesse blog são apaixonadas. Um consumidor procura por preço, vantagens, mas a simpatia e admiração por determinado lugar pode fazê-lo tomar uma decisão.

Um varejo não fabrica os produtos que vende, logo não pode falar que sua qualidade é melhor. Portanto, ao invés de insistir apenas na briga momentânea de preços com seus concorrentes, pode conquistar o coração do consumidor. Fazer alguém ter uma relação emocional com uma marca é o que mais se faz necessária na comunicação atualmente.

A Fnac é um exemplo. A rede francesa está no Brasil há 6 anos e ninguém fala dela porque tem os melhores preços (porque não tem) ou porque oferece vantagens no pagamento. As pessoas admiram a Fnac porque ela se coloca como um centro de cultura, um antro multimídia. Não é uma loja que vende CDs, livros e DVDs, é um lugar onde as pessoas se interessam pelo mesmo que você, onde você vai encontrar novidades, aquele CD raro que procura ou simplesmente tomar um café enquanto folheia uma revista.

Muitas vezes nem é preciso publicidade para conseguir isso. As próprias pessoas transformam o lugar que gostam de freqüentar em algo especial, mas cabe a quem cuida da comunicação saber manter essa situação, ou melhor, estimulá-la.

Na internet, o Submarino é a loja mais conhecida e visitada. Mas o que eles oferecem que a Americanas.com ou a Som Livre não oferecem? Nada. Apenas criaram simpatia e transformam a experiência de compra num prazer, numa troca de informações.

O comercial da Giovanni nada mais faz do que isso, estabelecer uma conversa com o espectador de forma agradável, simpática. É uma relação humana com uma máquina (pois numa loja virtual, nem atendente tem) e, ainda mais, uma relação de troca e não apenas o assustador “quero seu dinheiro”. São detalhes como esse que tornam uma marca, e não outra, inconfundível.

Clique aqui (botão direito – Salvar destino como…) para fazer o download do filme em formato .MOV. O arquivo tem 2.67 MB.

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