Paris, cinema, Zazie e os doces mais incríveis da sua vida
Mesmo odiando o famoso ímpeto dos parisienses (que pisoteia a cabeça de muitos turistas) ou mesmo não vendo (como a maior parte das pessoas) Paris como a coisa mais linda do planeta, devo admitir – gostando ou não – que quando falamos da cidade-luz algumas coisas não podem ser questionadas: as ruas são realmente exemplares na harmonia entre a arquitetura e o urbanismo; o Metrô é incomparável; a Eiffel é #altapracacete; e o amor francês pelo cinema é inspirador, único e visível em todas as esquinas da capital do croissant.
Só focados na exibição de filmes independentes, a cidade possui 150 salas de cinema.
Paris tem o maior número de salas de cinema por habitante do mundo. E diferente do Brasil, que passa um mesmo filme em 70% das telonas, lá eles também se distinguem pela variedade: são cerca de 450 à 500 títulos diferentes, por semana.
A cidade também foi de palco de incontáveis filmes franceses e internacionais, como “Todos Dizem Eu Te Amo” do Woody Allen, “Moulin Rouge” (também conhecido com o filme mais chato da humanidade), “O Código Da Vinci” e até mesmo “Ratatouille”, da Pixar.
E como se não bastasse esse cenário cinematográfico, a quantidade de salas de cinema e a paixão dos franceses, eles ainda contam com 55 bibliotecas municipais, com empréstimo de livros, revistas, documentos, fotografias, quadrinhos, partituras, brochuras, mapas, discos, DVDs e fitas de vídeo relacionadas a cultura e história da cidade. Sem falar na moderníssima Bibliothèque de Cinéma François Truffaut, que oferece uma importante documentação sobre o cinema para toda a população.
Se você quer começar a se deliciar com um pouco do que eles conseguem produzir nesse universo, recomendo o engraçadíssimo “Zazie dans le Métro” de 1960, que é fácil de encontrar, bom pra se divertir e inspirador para os apaixonados por este lugar. Uma cena em particular faz o queixo cair no chão, pois além do talento, rolou coragem pra atuar EM CIMA do elevador em movimento, e… enfim, saca só:
De qualquer forma uma coisa é indiscutível: nem Woody Allen no melhor dos seus dias consegue ser mais gênio do que os doces da La Pâtisserie des Rêves
. Portanto, se você vai (ou pretende ir) pra Paris, já sabe… pipoca é um ótimo acompanhamento para cineminha aqui no Tupiniquim, mas por lá o papo é outro. Aproveite! :)
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.