Cannes 2005: Viagra
Vocês já cansaram de ver as peças premiadas em Cannes? Todo site sobre propaganda falou e continua falando sobre o festival?
Aqui no Brain#9 não vou fugir a regra. Afinal, tem tanta coisa boa no festival que fica impossível deixar de postar aqui e, convenhamos, Cannes é só uma vez por ano.
A campanha do Viagra da Pfizer criada pela DDB da Bélgica e uma das que não poderia deixar de comentar. É sensacional, merecidamente premiada com Leão de Ouro em Print. Uma imagem com um comprimidinho azul fazendo as vezes de assinatura. E só. Fantástica.
Agora, vem a velha discussão sobre fantasmas e peças que foram publicadas no jornal de bairro da cidade de Piraporinha da Serra ou então veiculadas na TV de Arapiraca do Norte as 3:25 da manhã. Realmente, isso deve acontecer com 80% do que aparece em Cannes.
Mas não condeno isso. A campanha “Azarados” da JWT brasileira você viu veiculada em algum lugar? Eu não. O anúncio da Rainha, outro brasileiro ganhador de Leão, passa na TV? Nunca vi.
Apesar da exigência de comprovante de veiculação, como forma de dignificar a existência do festival, Cannes é como um desfile de moda. Na maioria das vezes você não vai sair na rua vestindo uma roupa esquisita daquelas, mas o desfile mostra tendências e o quão ousado e original um estilista pode ser.
Então quer dizer que anúncios como esses do Viagra nunca seriam veiculados? Podem, e talvez até tenham sido lá na Europa, não sei. Mas a verdade é que, como disse o Thiago Aranha nos comentários sobre o “Azarados”, a maioria dos clientes, principalmente no Brasil, não está preparada para aprovar campanhas como essa.
Mas a cultura dos clientes está mudando e aos poucos vamos conseguindo fazê-los acreditar nas idéias mais malucas e criativas possíveis.
para manter o Brainstorm #9 no ar. Adquira um CD ou clique em um dos anúncios Google no topo do site.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.