Cannes 2005: Viagra • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Cannes 2005: Viagra

por Carlos Merigo

Vocês já cansaram de ver as peças premiadas em Cannes? Todo site sobre propaganda falou e continua falando sobre o festival?

Aqui no Brain#9 não vou fugir a regra. Afinal, tem tanta coisa boa no festival que fica impossível deixar de postar aqui e, convenhamos, Cannes é só uma vez por ano.

A campanha do Viagra da Pfizer criada pela DDB da Bélgica e uma das que não poderia deixar de comentar. É sensacional, merecidamente premiada com Leão de Ouro em Print. Uma imagem com um comprimidinho azul fazendo as vezes de assinatura. E só. Fantástica.

Agora, vem a velha discussão sobre fantasmas e peças que foram publicadas no jornal de bairro da cidade de Piraporinha da Serra ou então veiculadas na TV de Arapiraca do Norte as 3:25 da manhã. Realmente, isso deve acontecer com 80% do que aparece em Cannes.

Mas não condeno isso. A campanha “Azarados” da JWT brasileira você viu veiculada em algum lugar? Eu não. O anúncio da Rainha, outro brasileiro ganhador de Leão, passa na TV? Nunca vi.

Apesar da exigência de comprovante de veiculação, como forma de dignificar a existência do festival, Cannes é como um desfile de moda. Na maioria das vezes você não vai sair na rua vestindo uma roupa esquisita daquelas, mas o desfile mostra tendências e o quão ousado e original um estilista pode ser.

Então quer dizer que anúncios como esses do Viagra nunca seriam veiculados? Podem, e talvez até tenham sido lá na Europa, não sei. Mas a verdade é que, como disse o Thiago Aranha nos comentários sobre o “Azarados”, a maioria dos clientes, principalmente no Brasil, não está preparada para aprovar campanhas como essa.

Mas a cultura dos clientes está mudando e aos poucos vamos conseguindo fazê-los acreditar nas idéias mais malucas e criativas possíveis.

Ajude o Brainstorm #9 para manter o Brainstorm #9 no ar. Adquira um CD ou clique em um dos anúncios Google no topo do site.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Dave Goudreau on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro