Nike | Los 5 Magnificos
Antes mesmo de a Espanha se consagrar campeã da UEFA EURO 2008, a Nike já havia demonstrado o seu apoio a seleção em um filme protagonizado pelos jogadores Iniesta, Cesc Fabregas, Fernando Torres, Sergio Ramos e Puyol.
A Fúria não ganhava um título desde 1964, quando foi campeã européia, e antes e durante qualquer competição costuma ser muito criticada. É considerada pelos torcedores e mídia especializada como uma seleção que “amarela” na hora H.
O que a agência Villarrosas fez foi conduzir uma pesquisa com torcedores, e coletar depoimentos do que eles acham que falta aos jogadores da Espanha para ganhar um título: “falta sangue”, “não tem orgulho de vestir a camisa vermelha”, “não são unidos”, “falta um líder”, etc. Essas frases e o resultado da pesquisa são o que os jogadores tatuam em seus corpos no comercial.
Isso já se tornou comum, mas vale lembrar que a Nike com esse tipo de comunicação e ações em torno dos estádios consegue se sobrepor a Adidas, patrocinadora oficial da Eurocopa. Na final de ontem, por exemplo, a Adidas foi dominante, já que patrocina a seleção da Espanha e da Alemanha.
Mas ao trazer seus jogadores para uma campanha como essa acaba se apropriando do evento e de um fato histórico para o esporte de um país.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.