Perrier T-Shirts • B9

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Perrier T-Shirts

por Carlos Merigo

Essa campanha muita gente já viu, foi veiculada há quase 3 anos e é clássica. Portanto, clássico é clássico e deve aparecer aqui no Brainstorm #9.

Trata-se de uma série de anúncios da água mineral francesa Perrier, marca pertencente a Nestlé, em que elementos da cultura pop estampados em camisetas interagem com a garrafa d’água.

É uma campanha muito famosa, criada pela Ogilvy, que faz parte do posicionamento mundial da Perrier de criar uma imagem de água valiosa. Não é simplesmente água, é Perrier.

Aí chegamos naquele ponto polêmico que muito já falei aqui e que vira e mexe é assunto nos comentários. Aliás, acho isso ótimo, continuem comentando e sintam-se a vontade para escrever o quanto quiserem.

Vocês realmente acham que o objetivo dessa campanha é vender água? Eu, sinceramente, acho que não. Claro que uma empresa anuncia porque visa lucros, porque quer que seu produto seja vendido. Mas um anúncio não é necessariamente criado para isso.

Nínguem com pelo menos um dos olhos funcionando vai sair correndo para comprar Perrier apenas porque viu um anúncio. Afinal, água é água e pronto acabou.

Porém, tem uma série de profissionais sendo pagos para transformarem uma garrafa d’água mais do que numa simples forma de matar a sede. Uma Perrier tem status, tem um significado, um valor para quem decide pagar mais caro por um pouco de H2O.

E não foi com anúncios criados para vender água que tais profissionais conseguiram isso. Não foi pensando em fazer você sair correndo comprar Perrier que conseguiram estabelecer essa relação emocional entre produto e consumidor. A venda vem depois.

Um exemplo simples. Um anúncio de um carro importado, vamos escolher um aleatoriamente: Audi. A compra de um carro desse tipo não é decidida atráves de uma peça publicitária. Nínguem compra porque achou o comercial bonitinho ou porque o publicitário foi muito criativo.

Comprar um carro (só pra ficar nesse exemplo) exige a tomada de uma decisão muito maior, que influe na vida de uma pessoa de várias maneiras. Quem compra um carro pesquisa, busca opiniões, custo-benefício, vantagens e etc, etc. É por isso que uma série de fatores precisam estar alinhados para que uma venda se concretize de verdade.

Quem faz um anúncio, que não seja o de varejo é claro, não pretende que você ligue imediatamente solicitando o produto. E sim que, quando você decidir comprar, lembre que aquele produto existe.

Muitos certamente não devem concordar com essa minha opinião, que não é apenas minha e nem foi criada por mim, já vem sendo dita e repetida há anos por dezenas de profissionais e transformada cada vez mais na comunicação do futuro.

Com a enorme concorrência e a nivelação da qualidade dos produtos, construir marcas se torna cada vez mais necessário. Muito mais do que simplesmente vender imediatamente, anunciando preços e promoções (não que isso não seja importante), é preciso se tornar uma referência no mercado, se manter vivo seja com milhões em vendas ou numa crise momentânea.

Ajude o Brainstorm #9 para manter o Brainstorm #9 no ar. Adquira um CD ou clique em um dos anúncios Google no topo do site.

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