Fun Anyone? • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Fun Anyone?

por Carlos Merigo

As campanhas criadas pela TBWA, principalmente as do Playstation, causam muita controvérsia. Tem gente que adora, tem gente que detesta.

O comercial “Mountain”, Grand Prix em Cannes no ano passado, é um exemplo disso. Foi postado aqui há quase 1 ano, e teve apenas 3 comentários. Poucas pessoas se interessaram.

Mas a TBWA leva as últimas conseqüências o seu conceito de “disruption”, de fazer algo estética e conceitualmente diferente do que o mercado pratica. Ainda mais quando se trata de um produto como o Playstation 2.

O problema é que grande parte das pessoas tem sede por coisas óbvias, por situações escrachadas em que não seja necessário pensar ou ter certa bagagem cultural para entender. Se a mensagem não estiver clara, dizem que é ruim ou que não vende o produto (como se o objetivo principal fosse vender…).

Não que o óbvio seja ruim, mas na maioria das vezes não instiga ou chama atenção do consumidor como deveria. Filmes em que os diálogos se resumem a relatar exatamente o que acontece em cena, por exemplo, geralmente são infantilóides e clichês.

E totalmente contrário a isso, a maioria dos anúncios da TBWA tem uma característica moderna, uma linguagem ardilosa que fala diretamente com seu público-alvo. E esse é o grande mérito das campanhas, desafiar quem é atingido por ela.

Como eu disse no ano passado, e repito agora, são peças que despertam as mentes sonolentas dos espectadores, muitas vezes treinadas para mudar de canal à primeira interrupção de seu programa favorito.

“Laughing Mouths” é um comercial assim. É radical na estética e carregado de um conceito extremamente fechado. Passa a idéia de maneira original, não apelando para comparações óbvias.

Como você mostraria que tal produto pode divertir qualquer um? Certamente existem zilhões de maneiras, mas colocar uma horda de pessoas se amontoando para ver quem fica no topo ou desenhos animados trocando gargalhadas não seria a primeira idéia a surgir em nossas cabeças.

“Laughing Mouths” foi premiado com dois Bronzes no Creative Circle Awards 2004, nas categorias Uso de Humor e Inovação. Também ficou no shortlist do British Television Craft Awards 2004.

Clique aqui (botão direito – Salvar destino como…) para fazer o download do filme em formato .MPG. O arquivo tem 2.5 MB.

Ajude o Brainstorm #9 para manter o Brainstorm #9 no ar. Adquira um CD ou clique em um dos anúncios Google no topo do site.

LEIA MAIS SOBRE:
todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro