Easy to start. Very dificult to stop
Conceito, direção de arte e texto. Essa campanha anti-fumo criada pela J. Walter Thompson de Cingapura reúne esses três elementos fundamentais da publicidade de maneira exemplar.
O objetivo dos anúncios, encomendados pelo Health Promotion Board daquele país, é comunicar algo bem simples, e que deveria ser óbvio, para o público jovem: que fumar é fácil de começar, mas muito difícil parar. Para ilustrar isso, utilizaram graficamente um círculo vicioso que é impossível cair fora.
O problema é que os adolescentes são completamente apáticos em relação as campanhas comuns contra o tabagismo. Eles acreditam que doenças como câncer e complicações cardíacas só acometem pessoas mais velhas.
Como senão bastasse isso, jovens tendem a cair naquela visão onírica de que viverão para sempre, e que o cigarro ajuda na integração social com certos grupos, lhes fazendo parecer pessoas “cool” e mais maduras.
Para driblar esse problema, a estratégia da campanha foi utilizar fatores de vaidade que preocupem diretamente os jovens. Como por exemplo, mostrar o estrago que fumar causa na aparência pessoal e como afeta a performance sexual.
Em uma idade em que esses aspectos são fundamentais, não poderia existir melhor maneira de conscientização. Preste bem atenção no texto dos anúncios e na volta dada pelo vício.
para manter o Brainstorm #9 no ar. Adquira um CD ou clique em um dos anúncios Google no topo do site.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.