Stay at home
Sempre vejo pessoas perguntando: “Qual é o melhor comercial já feito?”. Essa é uma pergunta praticamente impossível de se responder. Certamente existem dezenas, centenas de comerciais que são os melhores já feitos, mas a escolha deles é baseada estritamente em critérios pessoais.
Assim como qualquer lista de melhores de todos os tempos que publicam todo ano, a seleção é completamenta arbitrária. Confesso que adoro devorar essas edições de revistas que trazem: “As 100 melhores músicas de todos os tempos”, “As 50 bandas mais influentes”, “Os 10 melhores filmes” e tudo o que traga um número qualquer seguido das palavras mais, maior ou melhor.
Seja pelo prazer de discordar ou de constatar mais uma que, sim, é impossível fazer uma lista justa. Eu, a lá “Alta Fidelidade”, sempre gosto de eleger os meus TOP5. Mas nunca é definitivo, sou péssimo para fazer escolhas, por isso faço TOP’s todo ano.
A minha lista de “melhores filmes” por exemplo, é gigante. E já que é assim, faz um tempo que parei de tentar classificá-los e simplesmente adiciono os títulos ao que chamo de “meus preferidos”.
Com comerciais faço a mesma coisa. Não escolho o melhor, mas sim aqueles que gosto mais e acabo com a discussão. Um exemplo que não canso de citar aqui é o “Getting Dressed” da Axe/Lynx. Primeiro lugar absoluto do meu TOP5 2004.
Outro que faz parte da minha lista de comerciais preferidos se chama “Le Petit Chef”, criado pela TBWA de Londres para o Playstation. Sou fascinado pela ironia, pelo humor ácido por trás do conceito deste filme.
O anúncio mostra ao espectador os bastidores de um restaurante de primeira classe, onde um chef diabólico dá toques especialíssimos a comida que estão estão prestes a lhe servir.
Começa com a entrada e um tempero especial, depois o prato principal ganha um molho exótico e por fim, a sobremesa flambada num processo que dá um sabor completamente novo.
Pode acreditar que são razões suficientes para você ficar em casa e desfrutar de uma noite muito melhor com o seu Playstation. A assinatura do comercial é o segredo, é o que fecha o conceito e o faz ser engraçado, irônico: “Stay at home” (Fique em casa).
“Le Petit Chef” é um comercial de 1998, e ganhou o Leão de Ouro no Festival de Cannes daquele ano. Sem dúvida, está na minha lista de favoritos.
Clique aqui (botão direito – Salvar destino como…) para fazer o download do filme em formato .MOV. O arquivo tem 5.63 MB.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.