Tipos populares: Como realmente assina o nosso Brasil • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Tipos populares: Como realmente assina o nosso Brasil

por Saulo Mileti

Tipos

Há duas semanas atrás surgiu um job muito bacana aqui no escritório: o projeto gráfico de uma grande exposição sobre as artes populares do Brasil. Um movimento que até então eu desconhecia, e que no decorrer dos últimos 15 dias me surpreendeu bastante. Tanto pela riqueza estética, quanto pelo talento dos artistas. Gente simples, dos lugares mais inimagináveis do nosso país. Arte 100% brasileira.

Esquerda: Sem Título, de Mestre Galdino. Direita: O tronco ecológico, de Antônio Poteiro. Fotos de Mariana Chama.

Desde o início sabia que esse projeto demandaria um estudo muito aprofundado, que garantisse uma construção da paleta de cores, grid e tipografia adequada para a exposição. Então comecei a pesquisar sobre o assunto e (sorte a minha) não demorou muito para descobrir o Tipos Populares do Brasil, projeto do Designer Gráfico Pedro Moura, no ar desde 2004.

Trocamos e-mails, conversamos no telefone e fiquei sabendo um pouco mais sobre o processo de desenvolvimento: o Pedro contou que cresceu em Macaé, e foi bombardeado, durante parte da vida, pelos mais diversos tipos populares, em paredes, fachadas e comércios da cidade. Anos depois, todo esse histórico visual serviu de inspiração para seu trabalho de conclusão de curso, no Rio de Janeiro. Olhem só:

A idéia amadureceu ainda mais e outros designers participaram desse projeto. Entre eles, Fernando Rocha, Buggy, Fernando PJ e Fátima Finizola. Achei o trabalho sensacional. Sou fissurado pelo assunto e confesso que já senti falta de uma variedade maior de types na hora de trabalhar em projetos que carregavam e exigiam esse espírito brasileiro.

O universo dessas placas é imenso e também foi bem retratado no trabalho do jornalista e editor-chefe do Guia Quatro Rodas, José Eduardo Camargo. É dele (e de L. Soares) a autoria do livro “O Brasil das Placas“, publicado em 2007. Não é novo. Mas continua sendo duca. :)

Agora, se você é do tipo “Helvetica solves everything”, não se aflija! Durante minha pesquisa também descobri o Try Helvetica. Um blog que afirma que o “Brazil needs more helvetica! And so the World”, e faz adaptações bem humoradas de como um banho dessa type suíça poderia contribuir para nosso environment tupiniquim:

Tá de bobeira por aí? Então aproveita que só o ócio constrói, faz a sua Tupiniquim-Helvetica, e manda para eles no [email protected]

. Vai que publicam? :D

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro