Campanha de Shreddies com focus groups reais causa polêmica no Canadá
Lançada no Canadá, a última campanha do clássico cereal Shreddies, da Kraft Foods, vem causando polêmica. Isso porque, apesar do bom humor e non-sense, muitos a acusam de tratar os consumidores como idiotas.
Desenvolvida pela Ogilvy de Toronto, a idéia passa pela “criação” de um produto falso e por focus groups com pessoas reais. O briefing: fazer Shreddies ser novamente comentado pelas pessoas.
Tudo começou com um único cereal rotacionado um pouquinho, nascendo assim os “incríveis” e “novíssimos” Diamond Shreddies. O quadrado virou o velho, e o losango o novo. A embalagem do produto original foi modificada, e vendido como se fosse realmente um lançamento nas prateleiras dos supermercados.
Veja o comercial abaixo:
Os grupos de pesquisa reais (pelo menos é o que a agência garante) foram filmados, transformando-se em comerciais para TV. Obviamente, apenas o moderador, o comediante Kerry Griffin, sabia da piada. O mais curioso é observar a reação das pessoas. Elas começam desconfiadas, mas logo não hesitam em dizer: “O novo formato é muito mais saboroso”.
A campanha inclui mídia impressa, exterior e online. O site traz uma pesquisa com o visitante, e inclusive uma promoção que vai premiar com diamantes de verdade.
As acusações contra a campanha levantam a velha discussão da manipulação feita pela propaganda, e de como ela pode influenciar percepções. Além, é claro, de mostrar as pessoas como idiotas em rede nacional.
Mas acredito que serve também para questionarmos a eficácia desse velho modelo de se fazer pesquisa, criando ambientes artificiais e levando em consideração opiniões irrelevantes.
De qualquer forma, para a Kraft Foods não importa. Segundo a empresa, as vendas de Shreddies nunca atingiram níveis tão altos.
Assista abaixo os três filmes de focus group:
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