A publicidade tem um lado negro?
O Brainstorm #9 faz todo ano uma pesquisa sobre que agências você gostaria de trabalhar. É uma pesquisa que conta muito a imagem que as agências projetam no mercado e entre os estudantes de publicidade.
Trabalhar com publicidade é legal. É um ambiente criativo, interessante, as vezes desafiador e que dá prazer em ver um conceito seu na rua. Uma idéia que você teve no banho ser usada por marcas internacionais em campanhas é muito bom.
Ainda tem os amigos que falam:
“Ah! você trabalha em publicidade. É tudo festa, prêmios, glamour…”
É a visão que algumas pessoas de fora têm do nosso mercado e que nós ajudamos a criar e sustentar.
Mas e a parte que poucos vêem? A parte que não tem nada a ver com o mundo das festas das grandes agências, dos prêmios.
A parte rotineira da nossa profissão não vale. Fazer um texto ou um layout para um banner sem graça, um planejamento para um cliente que se acha criativo e que quer a idéia dele no plano mesmo que não vá funcionar. Isso faz parte da profissão. Geralmente não dá prêmio ou glamour mas paga as contas no fim do mês.
Acho difícil que não exista pelo menos uma história moralmente questionável em relação a fornecedores, clientes e funcionários (ou todos citados). Várias pessoas que eu conheço já passaram por maus momentos por conta dessas más-práticas que são comuns em várias agências e por isso é algo pertinente. Algumas quando eram estagiários e outras quando estavam fazendo um freela. Mas o fato é, ninguém quer falar muito a respeito por medo de ficarem marcados no mercado e não conseguirem outro emprego.
O ponto é: toda profissão tem seu lado ruim, práticas condenáveis e etc.
O que eu gostaria de saber é quais são as práticas ruins do mercado de publicidade/comunicação? Notem que estou falando do mercado e não de uma ou outra agência.
E por mercado de publicidade/comunicação entendam tudo: Agências de publicidade, de marketing direto, digitais, de engajamento, de guerrilha, de redes sociais, de branding, de design e etc.
Então me diga quais são as coisas ruins que você já viu/viveu no mercado de comunicação e publicidade? Quais foram as nossas más práticas? É a hora do mea culpa, mesmo que você tenha sido uma vítima e não o algoz. Sem corporativismo.
Enfim, não vou citar nenhum exemplo para não induzir as possíveis respostas, ok?
PS: Acho que esse vai ser o post com menos comentários ou com mais comentários anônimos da história do Brainstorm#9.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.