Editor da Wired desaparece e inicia um ARG jornalístico • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Editor da Wired desaparece e inicia um ARG jornalístico

por Carlos Merigo

Wired Vanish

Em sua próxima edição, a revista Wired vai contar a história de Matthew Alan Sheppard, 42 anos, um gerente de segurança e saúde ambiental que trabalhava na Eaton. Sheppard tinha um casamento feliz e uma filha de 7 anos de idade, família com a qual vivia em uma confortável casa em Searcy, no Arkansas.

Coordenando mais de 30 filiais da Eaton entre a América do Norte e do Sul, Sheppard logo teve um aumento, o que elevou seu salário para perto dos 6 dígitos. Para seus colegas, Matthew Sheppard parecia um cara amigável e com uma carreira em expansão.

Acontece que com sua promoção na empresa, Sheppard passou a sentir o stress das novas responsabilidades e viagens frequentes. Em pouco tempo ele engordou, chegando a 135 kg, e viu sua saúde financeira entrar no vermelho.

Amante de gadgets, gastava mais do que ganhava com produtos eletrônicos, e começou a colocar todas as suas despesas pessoais no cartão de crédito corporativo. De refeições a bebidas nas baladas, da lavanderia as férias da família, tudo entrava na conta da Eaton.

Em fevereiro de 2008, quando a empresa enviou um email para Sheppard questionando tais despesas, ele resolveu planejar sua fuga. Sheppard forjou a própria morte, e iria esperar sua esposa receber o dinheiro do seguro para abrir uma fábrica de tequila no México, iniciando assim uma nova vida, uma nova identidade.

A história não terminou como ele planejava, e Sheppard acabou preso. 10 anos por roubo e fraude no seguro.

Wired Vanish

O que a Wired quer provar é que, com a quantidade de informações e bancos de dados sobre a vida das pessoas nos dias de hoje, é praticamente impossível conseguir fugir de si mesmo. Todo passo que você dá, toda ligação que você faz, toda a transação comercial realizada, tudo fica registrado em algum lugar.

Para mostrar na prática, o jornalista Evan Ratliff, que escreveu a matéria sobre Matthew Sheppard, também desapareceu. Deixou amigos, família e trabalho, e desafiou os leitores da revista a rastrearem seus passos.

Ratliff sumiu no dia 15 de agosto, e vai ficar escondido por 30 dias. Ninguém, nem mesmo os editores da Wired, sabem onde ele está. Ratliff vai continuar online regularmente, usando Facebook e Twitter.

Todas as informações que um investigador teria, os interessados em encontrar o jornalista terão no site wired.com/vanish. Atividades bancárias, ligações telefônicas, etc. “Isso claro, se eu for tolo o bastante para usar essas coisas”, avisa Ratliff.

Ele vai continuar nos EUA, em lugar comum, de convívio social, e o prazo para encontra-lo é 15 de setembro. Quem achar deve tirar uma foto, dizer a senha “fluke”, e esperar pelo segundo código em resposta. Aí então basta mandar a foto com a nova senha para o editor [email protected].

O vencedor do desafio, ou seja, quem encontrar Evan Ratliff, ganha 5 mil dólares e uma matéria na Wired para contar como foi todo o processo investigativo. Além de ser uma iniciativa curiosa e ousada, mostra até onde uma publicação pode ir para promover seu trabalho e provar suas teorias.

Se quiser saber mais sobre o concurso, tem tudo no wired.com/vanish. E para acompanhar em detalhes como Matthew Sheppard tentou desaparecer do mundo (e foi encontrado pela polícia), leia a matéria do jornalista

, agora, também desaparecido.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro