Twitter e as marcas: "Call Of Duty: MW2" e "Terminator Salvation" • B9

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Twitter e as marcas: “Call Of Duty: MW2” e “Terminator Salvation”

por Carlos Merigo

Não era preciso ser nenhum gênio, lá pelos idos de 2006 e 2007, para saber que o Twitter tinha potencial de estourar. Acho que só o que não se esperava, é que quando acontecesse isso seria de maneira tão arrasa-quarteirão como tem sido (e não, não são válidas comparações com o morto-vivo Second Life).

Desde aquela época, já existia o interesse de marcas em aproveitar a ferramenta em campanhas ou simplesmente como meio de contato mais próximo com as pessoas. É cada vez mais comum ouvir a pergunta: “que empresas estão utilizando melhor o Twitter?”.

Existem centenas de perfis corporativos no site. Veja no Mashable uma lista com 40 grandes marcas na rede social. Alguns utilizando bem, a maioria sem saber direito ainda o que fazer, e quase nenhum podendo ser chamado de case.

Twitter Marcas Brands
Creative Commons License imagem: rikulu

O que é decisivo para usar bem a ferramenta? Estabelecer uma conversa com as pessoas? Oferecer conteúdo exclusivo? Ser um simples feed de notícias? Não existe receita do bolo, mas nas últimas semanas estão surgindo idéias que nos podem dar uma noção um pouco maior disso tudo.

Falar da rede Zappos no Twitter já ficou batido, citar as ofertas da Dell Outlet também. Mesmo quando são perfis que repetem o conteúdo do site, existem exemplos de sucesso, como a CNN, Época Negócios, BBC Brasil, Wired, etc. E claro, grade de programação da TV em tempo real com o Telecine ou o lineup em primeira mão do finado TIM Festival, são sempre usos que gosto de citar. (esses são só alguns, cite nos comentários os seus preferidos)

Mas esse post é para falar de cases um pouco maiores, e para variar, é a indústria do entretenimento que parece ditar o que vem pela frente quando se trata de aproveitar uma nova mídia.

O primeiro caso é o da Infinity Ward e seu jogo “Call Of Duty: Modern Warfare 2”, sequência de um dos grandes bestsellers da indústria dos games nos últimos anos, e que será lançado no final de 2009.

Twitter Marcas Brands
Twitter Marcas Brands

E o que eles tem a ver com isso? Simples: os produtores da Infinity Ward estão utilizando o Twitter para ouvir o que os fãs de “Call Of Duty” esperam do novo jogo. Qualquer um pode dar sugestões do que quer ver no game, utilizando a hashtag #MW2, que vão parar no site: twitter.infinityward.com. Depois disso, as pessoas votam nas idéias que consideram as melhores e que serão analisadas pelos desenvolvedores.

Simples, mas que é um uso bem mais amplo do Twitter, praticamente que dando vida ao primeiro game high-end colaborativo que se tem notícia. Se os produtores estão dando a atenção devida para essas participações, é outra história, mas a iniciativa foi lançada.

Outro case, e esse me chamou ainda mais anteção pela uso criativo da ferramenta, é o lançado essa semana pela Sony Pictures. Trata-se de um advergame, um game viral multiplayer (chame como quiser) dentro do Twitter para promover o filme “Terminator Salvation”, também conhecido como “O Exterminador do Futuro 4”.

Twitter Marcas Brands

Intitulado “Resistance 2018”, a brincadeira inclui o perfil @Resistance2018 e o site resistance2018.com

. A proposta é que os usuários se unam para formam exércitos de resistência contra as máquinas, recebendo mensagem cifradas pelo Twitter, que quando resolvidas contabilizam pontos.

São três tipos diferentes de enigmas, através de trívias, palavras embaralhadas e frases incompletas. Tudo envolvido pela trama do filme, com pertinência e voltado para quem é fã da franquia.

São dois belos exemplos de uso útil e criativo do Twitter, sem que isso desmereça as iniciativas mais simples de conversação e feed de notícias, é claro. Mas acredito que pode ditar um pouco das possibilidades da ferramenta. Lembrando sempre que, não importa o tamanho do hype, para uma marca estar em qualquer rede social depende de algo simples: ter o que dizer.

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