Realidade aumentada reinventa mercado de cards esportivos
Existe reinvenção em todas as indústrias, até no tradicional e icônico mercado de cards e figurinhas. A Topps é uma das pioneiras em cards de jogadores de baseball, fundada em 1938, e responsável por criar toda uma cultura e uma legião de colecionadores aficionados em torno do produto.
Durante muito tempo foi um negócio estimado em 1 bilhão de dólares, mas que vem encolhendo cerca de 200 milhões de dólares anualmente, segundo a Major League Baseball Properties. Ainda que tenha tentado inovar e gerar uma rede social online em torno dos cards, a Topps acredita que a internet acabou tornando o ato de colecionar papel um tanto ultrapassado e sem sentido para os garotos de hoje.
Sendo assim, a empresa se uniu com a francesa Total Immersion para lançar uma nova linha de cards de baseball: a Topps 3D Live. Nada mais é do que colocar um pouco de tecnologia no papel, e assim dar novo fôlego para toda uma indústria.
Através de realidade aumentada, basta colocar o cartão em frente uma webcam para fazer o jogador ganhar vida. E quando falo em ganhar vida, não é apenas ter um modelo 3D se movimentando na tela, mas também com a possibilidade de interagir e comandar o jogador. É possível até gerar disputas de um card com o outro, já que o software reconhece as informações de habilidade de cada jogador, mostrando quem é o melhor.
Assista o vídeo abaixo para entender melhor. Inspirador, para dizer o mínimo, e um belo exemplo de como usar a tecnologia a favor do produto, não apenas porque está na moda.
| Via Venture Beat
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.