TOP 9 2008
A lista de final de ano do Brainstorm #9 dessa vez será um pouco diferente. Ao invés de TOP 5 farei o TOP 9, e assim a tradição do blog ganha mais quatro novas posições.
Mas como sempre vale lembrar: são os melhores do ano segundo eu mesmo, uma escolha arbitrária, puramente pessoal e sem nenhum tipo de pretensão técnica, métodos científicos ou comprovações de qualquer espécie. Assim como qualquer lista, obviamente.
E você, lembre-se de concordar, discordar e fazer a sua própria lista nos comentários. Dito isso, vamos lá:
1: Barack Obama | Case
brainstorm9…/barack-obama-o-candidato-que-mudou-mais-do-que-uma-eleicao/
Mais marmelada impossível, mas também é impossível deixar todo o trabalho da campanha de Barack Obama à presidência dos Estados Unidos de fora do primeiro lugar dessa lista. Por tudo o que já foi dito, redito e repetido, é o case publicitário do ano. Mais do que isso, é um case que entrou para história.
O que mais ouvi de publicitários foi: se a campanha de Obama pudesse concorrer em Cannes Lions, levaria Titanium de cara, possivelmente até mais de um. O que as ações de Obama fizeram para a política e para a publicidade ainda vai ser motivo de muito debate e reflexão nos próximos anos.
———————————————————–
2: Batman: The Dark Knight | Warner
brainstorm9…/batman-cavaleiro-das-trevas-mereceu-campanha-que-teve-vice-versa/
Esse seria facilmente o primeiro lugar mais uma vez, se o case Obama não tivesse simplesmente chegado explodindo nossas cabeças. A campanha para “Batman: The Dark Knight” surpreendeu em 2007, mas teve seu desfecho impecável na metade de 2008, no dia da estréia do filme.
A integração de mídias, o envolvimento com os fãs e o sucesso gigantesco do filme de 2008 podem render a 42 Entertainment mais um Grand Prix em Cannes no ano que vem, assim como fizeram com “Year Zero” do Nine Inch Nails.
———————————————————–
3: Walk on Water | Electronic Arts
brainstorm9…/electronic-arts-cria-viral-sobre-o-proprio-defeito/
A resposta da Electronic Arts para um vídeo que tira sarro de um bug na sua série “Tiger Woods PGA Tour”, entrou rapidamente para os cases do ano não só por ser viral, mas principalmente por mostrar como uma grande companhia pode lidar com as críticas de usuários na internet.
Ao levar na brincadeira, responder de maneira bem-humorada e se mostrar atenta ao que acontece nas comunidades online, o vídeo da EA vai logo para o terceiro lugar dessa lista. É outro exemplo que você vai cansar de ver em palestras publicitárias no ano que vem.
———————————————————–
4: Whopper Freakout | Burger King
brainstorm9…/cannes-lions-2008-whopper-freakout-burger-king/
“Whopper Freakout” entrou no ar em dezembro de 2007, mas a sua repercussão de case elevado ao status de benchmark em 2008 garante a sua posição no TOP 9 deste blog.
A criação que a Crispin Porter + Bogusky chamou de experimento social levou Integrated Lions, e hoje é usado como parâmetro para outras campanhas online. É comum ouvir a frase: “Não é um Whopper Freakout, mas…”. Isso aconteceu até com a última ação do próprio Burger King, o “Whopper Virgins”.
———————————————————–
5: In Rainbows | Radiohead
brainstorm9…/radiohead-faz-balanco-de-in-rainbows/
Esse é outro case que teve início no final de 2007, com o lançamento do álbum no esquema pague-quanto-quiser, eleita pelo NY Times como uma das grandes idéias do ano passado.
Acontece que diversas ações foram lançadas pelo Radiohead em 2008, como o faça um clipe em animação, parceria com o Google no vídeo de “House Of Cards”, participação na campanha MTV EXIT, o Create Your Rainbow, etc.
Por entender como poucos o papel da indústria fonográfica na internet, o Radiohead merece estar em qualquer lista de melhores, seja de 2007 ou 2008.
———————————————————–
6: Wario Land: Shake It | Nintendo
brainstorm9…/nintendo-wario-land-shake-it/
Esse é um tipo de intervenção que nem é novidade, mas que se tornou surpreendente e ganhou rótulo de genial pelo uso da plataforma e, principalmente, pelo fator surpresa. Simplesmente ninguém esperava aquele reboliço todo no YouTube quando clicou no link enviado, blogado e/ou twittado por alguém.
A peça criada pela Goodby, Silverstein & Partners se transformou em viral instantâneo, e foi destaque em milhares de blogs pelo mundo.
———————————————————–
7: Unboxing Omnia i900 | Samsung
youtube.com/watch?v=QQlzX7EyIwU
Esse é o único do TOP 9 que vergonhosamente acabei não postando aqui no blog ao longo do ano. Falha total minha, já que esse vídeo da Samsung é um dos poucos virais fabricados por uma empresa e que pode, sem medo, se chamar de viral.
Aproveitando um movimento comum por blogs e fãs de tecnologia, o gadget foi filmado durante a abertura de sua caixa. Acontece que aqui a caixa era um pouco diferente. Ridiculamente simples e genial.
———————————————————–
8: Awareness Test | Transport for London
brainstorm9…/teste-de-atencao/
brainstorm9…/teste-de-atencao-whodunnit/
Os testes de atenção da campanha Transport for London fizeram o queixo de todo mundo cair em 2008. Surpreendentes, virais e efetivos, os vídeos criados pela WCRS renderam Leão em Cannes Lions e a invasão em computadores do mundo todo.
O dothetest.co.uk foi outro que cansou de ser passado e repassado de computador em computador no ano que está terminando.
———————————————————–
9: I’m A PC | Microsoft
brainstorm9…/microsoft-windows-im-a-pc/
Eu sei que essa é polêmica, principalmente por constar em uma lista que pretende selecionar os melhores do ano. Mais ainda que não seja uma campanha brilhante no conceito e no formato, não dá para negar a importância e o passo corajoso da Microsoft.
A esperada resposta às provocações da Apple virou notícia de primeira página de jornal, teve idas e vindas, como um início esquisito com Jerry Seinfeld, mas o que foi para o ar gerou uma repercussão gigantesca, criando o “orgulho PC”
.
Pela sua representatividade, a campanha da Microsoft merece entrar nesse TOP 9.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.