"Hello Tomorrow" (Adidas) by TBWA/Spike Jonze • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

“Hello Tomorrow” (Adidas) by TBWA/Spike Jonze

por Carlos Merigo

Há poucas semanas, tenho mostrado aqui no Brainstorm #9 alguns comerciais que podem faturar Leões no Festival de Cannes deste ano, que acontece em Junho.

Mas como vocês bem sabem, Leões, sejam de ouro, prata ou bronze, muitos podem levar. Porém, apenas um vai ter em mãos o prêmio mais desejado do maior festival de publicidade do mundo: o Grand Prix na categoria Filme.

O favorito neste ano, e não só em Cannes como em todas as outras premiações, é “Hello Tomorrow” criado pela TBWA para a Adidas. E os motivos para isso não são poucos.

Para começar, o retrospecto dos envolvidos nesse comercial. A TBWA faturou Grand Prix no ano passado, com “Mountain” para o Playstation 2. E no ano retrasado, 2003, o diretor deste novo filme da Adidas é o mesmo que dirigiu “Lamp” da Ikea e que deu o Grand Prix para a Crispin Porter + Bogusky.

E quem é o tal diretor? Ninguém menos que Spike Jonze, a segunda mente brilhante, ao lado de Charlie Kauffman, por trás de filmes como “Quero ser John Malkovich” e “Adaptação”, além de vários clipes bacaníssimos para R.E.M, Fat Boy Slim, Chemical Brothers, Björk, Beastie Boys e por aí vai.

“Hello Tomorrow” é um sonho filmado, com elementos típicos de Jonze. E o que a história do comercial faz é mostrar um mundo inteiramente customizável através do Adidas-1, o primeiro tênis inteligente do mundo.

O calçado que chega ao Brasil neste mês, possui na sola um microprocessador de 20 megahertz de velocidade, capaz de fazer 5 milhões de cálculos por segundo. O Adidas-1 sabe onde pisa: um sensor instalado na parte inferior do calcanhar verifica a inclinação do solo, a superfície (cimento, madeira, terra, areia) e envia esses dados ao chip, que, então, ajusta o amortecimento do tênis de acordo com o impacto.

O tênis é considerado a grande invenção de artigos esportivos da última década, e mesmo com seu sistema computadorizado pesa apenas 425 gramas. Mas o preço não é nada leve. Aqui no Brasil, chega custanto R$ 1.000. Por isso mesmo, a Adidas restringiu a produção em 2005 a 10.000 unidades.

O comercial “Hello Tomorrow” mostra que um novo mundo é criado a cada passo. Quando o protagonista abre os olhos, o tênis magicamente se encaixa em seu pé e o chão se ilumina conforme é tocado. Após descobrir que pode criar postar e controlar o ambiente, o homem passa a correr por florestas e cidades, criando seu próprio universo.

Em um momento bastante parecido com “Quero ser John Malkovich”, ele usa o tênis para criar um caminho invertido. E isso, apenas alguns centímetros acima do solo. A trilha sonora que acompanha o sonho surreal foi criada pelo irmão de Spike Jonze, Sam Spiegel, e é cantada pela vocalista do Yeah Yeah Yeahs, Karen O. Banda que, não coincidentemente, já teve clipe dirigido por Jonze.

“Hello Tomorrow” é mais cinematográfico do que nunca. Não é um filme que vive só do conceito, mas também da estética passada ao espectador. Um homem que cria seu próprio mundo, mostrado de uma forma surrealmente fantástica.

E você, acha que vale um Grand Prix? Clique aqui (botão direito – Salvar destino como…)

para fazer o download do filme em formato .MOV. O arquivo tem 6.17 MB.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Redd F on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro