Doritos | Que vuelvan los Lentos
O mercado publicitário já descobriu a força que uma marca pode alcançar quando resolve abraçar uma causa. Ao invés de falar de você mesmo, escolha um mote e siga em frente. E o que acontece quando se junta isso com o non-sense da publicidade argentina? Uma campanha de Doritos pedindo a volta das músicas lentas nas nossas vidas, porque com elas tudo fica mais simples.
Parece loucura (e é), mas os caras fazem de maneira tão natural e integrada, que é impossível não fazer deste post mais uma babação de ovo da propaganda praticada pelos nossos hermanos nos últimos anos. E não duvide, essa campanha de Doritos é um sucesso na Argentina, se transformando em algo que chamaram de “Brand Hijacking”: a mobilização do público e de outros meios foi tão grande, que consideram um “seqüestro” de idéia, um caso em que o consumidor tomou o controle.
Com o conceito “Que vuelvan los lentos”, a causa criada pelo Doritos deseja mostrar que a vida das pessoas era mais simples quando tínhamos aqueles bailes com músicas lentas, em que os homens conseguiam definitivamente conversar com as mulheres em uma festa, já que elas não ficavam só chacoalhando o corpo com as amigas. Em resumo, com Doritos você não vai passar a noite sozinho.
Anúncios impressos: “Todos somos iguais de perto.”
Camisinhas simulando capas de discos
O hotsite da campanha traz uma petição pela volta das músicas lentas, dicas de o que falar quando se está dançando coladinho, além de pedir a contribuição de fotos e vídeos dos visitantes. Foi criado também um blog, que mostra cada passo da iniciativa, com links para diversos grupos no Facebook, álbum de fotos no Flickr e incentivando que as pessoas pedissem as lentas nas rádios locais.
Só que a campanha de Doritos não ficou apenas nas mídias pela cruzada de trazer os clássicos de volta. Em Buenos Aires, organizaram diversas festas em casas noturnas famosas, noites dedicadas inteiramente as músicas lentas. Uma dessas festas, realizada no Planetário da capital argentina, reuniu cerca de 4 mil pessoas, segundo conta o jornal La Nacion. A matéria diz: “As pessoas foram ao local em resposta a uma convocação que correu por e-mail e pela internet”.
Os filmes da campanha mostram diversas situações em que as músicas lentas facilitam nossas vidas, embalados pela canção “I Wanna Know What Love Is” do Foreigner. Eu sei, pode confessar que você canta essa até hoje quando ouve no rádio.
Você pode assistir os 5 comerciais abaixo, na seqüência, e recomendo cada um deles. Integração de mídias, originalidade, causa engajadora e a coragem de aprovar e fazer acontecer. Bom se sempre fosse assim. A criação é da BBDO Argentina.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.