Sponsored Stories: Qualquer atividade sua no Facebook pode virar propaganda
O Facebook publicou hoje um vídeo explicativo de seu novo formato de publicidade, anunciado nessa semana, o chamado Sponsored Stories.
Isso basicamente significa o seguinte: qualquer atividade sua no Facebook pode virar propaganda.
As marcas podem aproveitar as menções que você faz a ela, seus checkins e itens que deu “like”, para exibir no mural de seus amigos como uma aprovação sua.
Um exemplo simples: Você curtiu a página da Coca-Cola no Facebook. A marca pode então exibir isso para seus amigos como: “Fulano de tal curte a Coca-Cola”, com mais alguma mensagem promocional logo abaixo.
Aqueles que gostam de chorar sobre violação de privacidade vão “gostar” dessa notícia: Não é possível optar pra não fazer parte das Sponsored Stories. No máximo você pode clicar no “x” para fechar a mensagem.
A própria Coca-Cola é uma das marcas que já está nessa fase inicial do formato, junto com Anheuser Busch e Playfish, mais ONGs como Malaria No More, Anistia Internacional, Women for Women, Autism Speaks, (RED), Alzheimer’s Association e UNICEF.
Uma questão importante levantada pelo RWW, é o que acontece quando você ou um amigo faz checkin em algum lugar, por exemplo, e fala mal da experiência? A marca vai “patrocinar” isso – já que todo o processo deve acontecer automaticamente – ou existirá moderação?
O formato é bem parecido com o Promoted Tweets do Twitter. Só que lá apenas o conteúdo produzido pelas próprias marcas pode ser promovido, no caso do Facebook – que não se importa de testar os limites de seus usuários – a sua vida digital pode ser transformada em publicidade.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.