Surfando com bola
Estréia hoje, quinta-feira, na TV brasileira o novo comercial criado pela AlmapBBDO para a Pepsi. Com ares de superprodução, “Surf” é estrelado por astros do futebol mundial e será veiculado em vários países da Europa, América Central e do Sul e na Austrália. Segundo o diretor de criação Marcello Serpa, trata-se do comercial mais caro já criado pela propaganda brasileira.
No filme de 90 segundos, que terá versões de 30” e 60”, Ronaldinho Gaúcho (do Barcelona), Roberto Carlos, David Beckham, Raul Gonzalez (todos do Real Madrid), Fernando Torres (do Athlético de Madrid), Thierry Henry (do inglês Arsenal) e o holandês Rafael Van der Vaart (do Ajax) jogam uma pelada espetacular sobre pranchas.
As gravações aconteceram no ano passado na ilha Tavarua, em Fiji, na Espanha e na Inglaterra, sob a direção de Tarsem Singh. Devido às concorridas agendas dos jogadores, em nenhum momento o diretor Singh pode contar com todos numa mesma sessão de filmagens. As imagens do grupo tiveram de ser reunidas pela primorosa edição do comercial.
Beckham, Roberto Carlos, Gonzalez, Torres e Van der Vaart foram filmados em dias diferentes no Aeródromo Casarubios, aeroporto particular nas redondezas de Madrid entre 20 e 24 de setembro do ano passado. Já Thierry Henry, sujo passe só foi liberado para o comercial após a produção já estar concluída, teve suas cenas captadas num estúdio de Londres, em novembro.
Nenhum deles esteve na ilha Tavarua, onde as manobras com as pranchas ficaram por conta de surfistas profissionais e sósias dos jogadores, selecionados por casting australiano. Para criar as seqüências dos jogadores na água, foram construídas duas piscinas: uma delas aquecida para saltos e outra com máquina de ondas.
Além disso, para que o espectador tenha a impressão de que os jogadores estão mesmo no mar, a equipe de efeitos especiais precisou de três semanas para construir uma parede de água, com três metros de altura, instalada atrás da plataforma móvel onde ficavam os protagonistas do filme, fingindo que estavam surfando. Também foram usados três canhões para lançar água em diferentes direções. Não bastasse todo esse trabalho, 206 toneladas de areia de sílica precisaram ser levadas até o aeroporto onde os jogadores simularam estar numa praia.
“Nosso maior desafio foi ser crível, ao mesmo tempo, para os universos do futeborl e do surf”, conta Marcello Serpa. Para completar o clima, a trilha sonora usada no filme é “Misirlou”, do grupo Dick Del e seus Del-Tones, trazida de volta a parada pelo clássico “Pulp Fiction” de Quentin Tarantino.
Segundo Marcello Serpa, “os filmes exigiram o maior investimento da propaganda brasileira até hoje”, sem informar valores. “Entre todos os clientes da agência, este filme teve investimento três vezes maior do que o filme mais caro que já fizemos até hoje”, disse Serpa, que também não citou o cliente cujo filme teria sido o mais caro. A campanha terá veiculação pelo próximos três meses.
Outra curiosidade relacionada ao comercial diz respeito ao adiamento da sua estréia, anteriormente programada para a primeira semana de janeiro, em respeito às vítimas do tsunami asiático – já que o filme mostra os jogadores surfando em ondas enormes. Após a tragédia, a Pepsi chegou a realizar pesquisas nos paises afetados, concluindo que as populações atingidas desejam ver suas vidas voltando ao normal, sem tabus.
O comercial “Surf” integra a campanha global “Arrisque mais. Viva mais” (“Dare for More”), iniciada pela Pepsi no ano passado. Segundo o diretor de marketing da marca no Brasil, Gustavo Siemsen, a Pepsi encontra-se em um momento especialmente bom. “Se compararmos as marcas Pepsi e Coca-Cola, com suas variações, veremos que o share de Pepsi que era de 10% em 2002, subiu para 13,6% em 2004, e já atingiu 14,1% em janeiro deste ano”, comemora.
Clique aqui (botão direito – Salvar destino como…) para fazer o download do filme em formato .WMV. O arquivo tem 6.15 MB.
Fonte: Portal da Propaganda e Meio & Mensagem
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