Spotify revela pagamento recorde de US$ 100 milhões a podcasters no primeiro trimestre • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Spotify revela pagamento recorde de US$ 100 milhões a podcasters no primeiro trimestre

Pela primeira vez, empresa divulga dados financeiros de criadores em tentativa de competir com YouTube no mercado de vídeo

por Carlos Merigo

O Spotify revelou que desembolsou mais de US$ 100 milhões para criadores de podcasts somente no primeiro trimestre de 2025. A informação, divulgada com exclusividade ao The New York Times, marca a primeira vez que a empresa compartilha publicamente dados sobre seus pagamentos a produtores de conteúdo.

Por que importa: A plataforma de streaming enfrenta crescente competição do YouTube no mercado de podcasts, especialmente no formato em vídeo, que tem dominado o consumo desse tipo de conteúdo nos últimos anos.

O pagamento recorde faz parte do Spotify Partner Program, lançado em novembro de 2024, que criou novas fontes de receita para criadores elegíveis. O programa não apenas compartilha receitas de publicidade, como já acontecia, mas também oferece incentivos financeiros baseados no engajamento de assinantes premium com vídeos.

📊 Números: O consumo de vídeo na plataforma aumentou mais de 40% desde janeiro, segundo a empresa. Criadores participantes do programa viram seus ganhos crescerem 23% entre janeiro e fevereiro, e 29% entre fevereiro e março.

O caso de David Coles, apresentador do podcast de terror “Just Creepy: Scary Stories”, ilustra o potencial do programa. Ele relatou que sua receita trimestral no Spotify quase dobrou após aderir à iniciativa, saltando de US$ 45.500 para aproximadamente US$ 81.600.

Batalha pelo domínio: Apesar de seu movimento agressivo, o Spotify ainda tem um longo caminho pela frente. A empresa conta com cerca de 170 milhões de ouvintes mensais de podcasts entre seu público total de 675 milhões, enquanto o YouTube afirma atingir 1 bilhão de consumidores de podcasts todo mês.

Esta iniciativa ocorre em momento estratégico, às vésperas da divulgação dos resultados financeiros do primeiro trimestre, prevista para esta terça-feira (29). Analistas esperam que a empresa registre um lucro antes dos impostos de aproximadamente 540 milhões de euros sobre vendas de 4,2 bilhões de euros, segundo a S&P Capital IQ.

Em seu comunicado oficial, o Spotify reforça que o pagamento de US$ 100 milhões “é apenas um passo nessa jornada”, sinalizando que continuará investindo em novas ferramentas e recursos para apoiar criadores em todos os formatos.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Image by B9/VE

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
Política de Privacidade

Este site salva seu histórico de uso. Ao continuar navegando você concorda com a política de cookies e privacidade