Brahma usa leitura labial para revelar segredo entre jogadores: cupons escondidos em provocação

Aquela provocação entre jogadores adversários durante o jogo virou algo mais: uma oportunidade para tomar uma cerveja. A Brahma aproveitou uma resenha entre os amigos Dudu e Reinaldo, durante partida entre Cruzeiro e Mirassol, para esconder cupons de desconto em uma conversa aparentemente comum no campo.

Por que importa: Em vez de disputar atenção fora das quatro linhas, a marca encontrou dentro do próprio jogo uma forma autêntica de conectar com os fãs, transformando um elemento orgânico das partidas – as conversas e provocações entre jogadores – em uma ação de marketing.

Muitos torcedores já tentam “ler os lábios” dos jogadores para descobrir o que está sendo dito em campo. A Brahma aproveitou essa curiosidade natural e a transformou em engajamento.

Como funciona: A ação foi revelada quando a marca convidou Gustavo Machado, dublador especialista em leitura labial que viralizou nas redes ao decodificar conversas de campo, para analisar o que estava sendo dito entre os jogadores.

↳ A análise revelou que, em vez de provocações, Dudu e Reinaldo estavam trocando códigos promocionais: BRAHMADOREI (código do jogador Reinaldo) e BRAHMADODUDU (código do jogador Dudu)

↳ Os cupons podiam ser usados no app Zé Delivery para comprar Brahma com desconto

“Todo mundo quer saber o que os jogadores estão falando, e eles falam muito, tanto que os especialistas em leitura labial fazem parte da cultura do futebol. A ideia foi escutar melhor o que já acontece em campo e transformar isso em uma conversa verdadeira com quem vive o futebol de perto”, explica Felipe Cerchiari, diretor de marketing de Brahma.

Desenvolvida pela Africa Creative, a campanha usa um elemento autêntico do jogo – as conversas rápidas e descontraídas entre jogadores – como canal de comunicação direto com o torcedor.

“Cupom da Resenha faz parte do comportamento dos atletas. Transformar isso em mídia é algo novo e nunca feito antes“, destaca Nicholas Bergantin, co-CCO da Africa Creative.

CRÉDITOS

Título: Cupom da resenha

Agência: Africa Creative

Anunciante: Brahma

CCO: Sergio Gordilho

CO-CCO: Nicholas Bergantin

Diretor de Criação: Henrique Martins e Raphael Santos

ACD: Guilherme Portugal, Felipe Miskulin, Leandro Vilas

Redator: Felipe Miskulin, Ricardo Wouters

Diretor de Arte: Leandro Vilas, Vinicius Maia

Head of Film: DRVNK

Co-COO: Heloísa Pupim

Atendimento: Rafael Marques, Maiara Scervino, Malu Figueiredo, Isabella Paes

VP Mídia: Thiago Martinez

Mídia: Victor Berto, Araceli Giatti

CSO: Ana Paula Kuroki

Head de Estratégia Criativa: Pedro Fernandes

Planejamento: Mariana Crepaldi, Giovanni Cozer.

Community Manager: Gabriel Marinho

Produção Agência: Rodrigo Ferrari / Tais Olhiara/ Bruno Cardoso

Equipe Pilula Filmes São Paulo: André Luiz Soares Pera ,Iago Rodrigues de Sousa Teixeira , Luiz Felipe Fischer

 Aprovação/Ambev: Daniel Wakswaser,Felipe Cerchiari, Joice Carvalho, Guilherme Almeida , João Pedro Araujo, Beatriz Stelle

Share
Publicador por
Carlos Merigo

Recent Posts

  • Brasil
  • Criatividade

Bauducco transforma embalagens concorrentes em anúncios para sua linha de pães

A Bauducco lançou uma ativação que transforma produtos de outras marcas em publicidade para sua linha de pães de fermentação…

10 horas Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

Coral lança projeto que traduz cores em experiências sensoriais para pessoas cegas

No mês em que se celebra o Sistema Braille, a Coral apresenta uma iniciativa que busca democratizar o acesso às…

15 horas Atrás
  • Criatividade

Zendaya e On criam universo retrofuturista em campanha que simula trailer de filme

Zendaya volta a colaborar com a marca suíça de sportswear On em uma campanha que busca quebrar os limites entre…

1 dia Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

Boticário aborda dor das tentantes em campanha para o Dia das Mães 2025

Após explorar temas como o cansaço no puerpério e os julgamentos da maternidade nos últimos anos, O Boticário agora direciona…

2 dias Atrás
  • Criatividade

Microsoft celebra 50 anos tentando se reconectar com seu lado visionário em campanha global

A Microsoft completa 50 anos e escolheu o estúdio de design londrino Koto para criar uma campanha que se afasta…

3 dias Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

Max e Jeep se unem para promover The Last of Us com Eriberto Leão como versão brasileira de Joel

A Max e a Jeep anunciaram uma parceria para promover a segunda temporada de The Last of Us no Brasil,…

5 dias Atrás