Brahma usa leitura labial para revelar segredo entre jogadores: cupons escondidos em provocação
Marca transforma conversa entre Dudu, do Cruzeiro, e Reinaldo, do Mirassol em campanha que une resenha em campo e descontos no Zé Delivery
Aquela provocação entre jogadores adversários durante o jogo virou algo mais: uma oportunidade para tomar uma cerveja. A Brahma aproveitou uma resenha entre os amigos Dudu e Reinaldo, durante partida entre Cruzeiro e Mirassol, para esconder cupons de desconto em uma conversa aparentemente comum no campo.
Por que importa: Em vez de disputar atenção fora das quatro linhas, a marca encontrou dentro do próprio jogo uma forma autêntica de conectar com os fãs, transformando um elemento orgânico das partidas – as conversas e provocações entre jogadores – em uma ação de marketing.
Muitos torcedores já tentam “ler os lábios” dos jogadores para descobrir o que está sendo dito em campo. A Brahma aproveitou essa curiosidade natural e a transformou em engajamento.
Como funciona: A ação foi revelada quando a marca convidou Gustavo Machado, dublador especialista em leitura labial que viralizou nas redes ao decodificar conversas de campo, para analisar o que estava sendo dito entre os jogadores.
↳ A análise revelou que, em vez de provocações, Dudu e Reinaldo estavam trocando códigos promocionais: BRAHMADOREI (código do jogador Reinaldo) e BRAHMADODUDU (código do jogador Dudu)
↳ Os cupons podiam ser usados no app Zé Delivery para comprar Brahma com desconto
“Todo mundo quer saber o que os jogadores estão falando, e eles falam muito, tanto que os especialistas em leitura labial fazem parte da cultura do futebol. A ideia foi escutar melhor o que já acontece em campo e transformar isso em uma conversa verdadeira com quem vive o futebol de perto”, explica Felipe Cerchiari, diretor de marketing de Brahma.
Desenvolvida pela Africa Creative, a campanha usa um elemento autêntico do jogo – as conversas rápidas e descontraídas entre jogadores – como canal de comunicação direto com o torcedor.
“Cupom da Resenha faz parte do comportamento dos atletas. Transformar isso em mídia é algo novo e nunca feito antes“, destaca Nicholas Bergantin, co-CCO da Africa Creative.
CRÉDITOS
Título: Cupom da resenha
Agência: Africa Creative
Anunciante: Brahma
CCO: Sergio Gordilho
CO-CCO: Nicholas Bergantin
Diretor de Criação: Henrique Martins e Raphael Santos
ACD: Guilherme Portugal, Felipe Miskulin, Leandro Vilas
Redator: Felipe Miskulin, Ricardo Wouters
Diretor de Arte: Leandro Vilas, Vinicius Maia
Head of Film: DRVNK
Co-COO: Heloísa Pupim
Atendimento: Rafael Marques, Maiara Scervino, Malu Figueiredo, Isabella Paes
VP Mídia: Thiago Martinez
Mídia: Victor Berto, Araceli Giatti
CSO: Ana Paula Kuroki
Head de Estratégia Criativa: Pedro Fernandes
Planejamento: Mariana Crepaldi, Giovanni Cozer.
Community Manager: Gabriel Marinho
Produção Agência: Rodrigo Ferrari / Tais Olhiara/ Bruno Cardoso
Equipe Pilula Filmes São Paulo: André Luiz Soares Pera ,Iago Rodrigues de Sousa Teixeira , Luiz Felipe Fischer
Aprovação/Ambev: Daniel Wakswaser,Felipe Cerchiari, Joice Carvalho, Guilherme Almeida , João Pedro Araujo, Beatriz Stelle
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.