A Unilever, eleita “Creative Marketer of the Year” em Cannes Lions 2024, está adotando uma solução tecnológica para reduzir custos em suas produções visuais. A empresa busca substituir as tradicionais sessões fotográficas de produtos por versões virtuais criadas com inteligência artificial.
Estratégia de eficiência. Esi Eggleston Bracey, diretora global de crescimento e marketing da Unilever, apresentou durante a conferência NVIDIA GTC 2025 como a empresa está utilizando a plataforma Omniverse da NVIDIA para criar o que chamam de “gêmeos digitais” – réplicas virtuais de seus produtos que podem ser usadas em campanhas.
“Transformamos o que antes era um processo complexo em um sistema que libera nossas equipes para se concentrarem em outros aspectos do marketing”, afirmou Bracey durante o evento.
💰 Redução de custos. A empresa apresenta os seguintes resultados:
↳ No caso específico do TRESemmé na Tailândia, a Unilever afirma ter alcançado redução de 87% nos custos de criação de conteúdo, geração duas vezes mais rápida e aumento de 5% na intenção de compra – números que ainda precisariam de verificação independente.
🧪 Como funciona: Cada modelo digital contém todas as variantes, rótulos, embalagens e formatos de idioma dentro de um único arquivo. A tecnologia foi desenvolvida em parceria com a Collective World, empresa de inovação em tecnologia criativa.
⚡ Contexto importante: A iniciativa faz parte de uma estratégia mais ampla da Unilever para reduzir custos e maximizar eficiência, especialmente importante em um momento de mudanças internas. A empresa anunciou em fevereiro a saída abrupta do CEO Hein Schumacher após menos de dois anos no cargo.
Fernando Fernandez, novo CEO e veterano da Unilever desde 1987, já anunciou planos de reorientar a estratégia de marketing da empresa, incluindo direcionar 50% do orçamento de mídia para canais sociais e aumentar significativamente o investimento em marketing de influenciadores.
O setor de Beleza e Bem-estar foi o primeiro a testar a tecnologia, que agora está sendo implementada para marcas como Dove, Vaseline e Clear, além da TRESemmé. Segundo a Unilever, os resultados incluem até 55% de economia e produção 65% mais rápida de conteúdo.
Cortes: Enquanto a Unilever apresenta a tecnologia como uma forma de “liberar criatividade”, analistas do setor questionam se a medida não é principalmente uma forma de reduzir custos em tempos de pressão por resultados financeiros. A empresa afirmou em seu relatório de resultados de 2024 que o gasto com marketing aumentou em € 900 milhões para “o nível mais alto em mais de uma década”.
A adoção de gêmeos digitais pela Unilever reflete uma tendência crescente no setor de bens de consumo, onde várias empresas buscam equilibrar custos de produção com a demanda cada vez maior por conteúdo personalizado em múltiplas plataformas.
A agência Leo Burnett Chicago levou o Grand Effie 2025 com uma das campanhas mais inusitadas já premiadas: "Blood Appétit",…
A Vitrine Filmes acaba de publicar online o primeiro teaser de O Agente Secreto, novo filme de Kleber Mendonça Filho…
Uma seleção B9 para além dos presentes clichês como chocolates, ursinhos de pelúcia ou outras quinquilharias cringe
A Snickers acaba de lançar um novo capítulo de sua duradoura campanha global "You're Not You When You're Hungry" (Você…
A OpenAI anunciou a compra integral da io, startup de hardware co-fundada pelo lendário designer Jony Ive, responsável pelo visual…
A Vivo acaba de lançar um experimento social inusitado: convidar seus próprios clientes a usarem menos seus serviços. Na websérie…