Criatividade em movimento
Os bastidores além do palco do SXSW e aprendizados marcantes da minha estreia no maior evento de inovação e criatividade do mundo
Depois de muito contribuir e absorver com trocas valiosas no SXSW 2025, reflito sobre a grandiosidade desse evento e o privilégio de representar o Grupo Boticário em um palco mundial tão relevante quando se fala de criatividade, tecnologia e inovação. Compartilhar iniciativas que reafirmam nossos compromissos de futuro, como o lançamento Centro de Pesquisa da Mulher, dentre outros projetos como “Pacto Prateado” e “Extinto”, reforça a certeza de que estamos no caminho certo e garantindo um posicionamento de destaque em meio ao cenário global.
Somos um país que tem o dinamismo em sua essência e que demonstra isso por meio de criações, inovações e soluções capazes de impactar toda a sociedade. Ao meu ver, é esse jeito de manter a criatividade em movimento que nos desponta como uma das potências do setor, capaz de exportar inteligência estratégica e ineditismo nas ideias. Confio na percepção de que temos muito a mostrar e, mais do que nunca, precisamos ocupar esses espaços globais com nossas iniciativas.
Ideias que seguem ecoando na mente
Além das trocas e encontros despojados “de corredor”, que renderam insights valiosos e inexplorados, também absorvi, em minha breve passagem por Austin, pílulas de conteúdo muito relevantes para os próximos anos do mercado.
Vejo que o debate sobre a aplicabilidade da inteligência artificial segue quente, sendo direcionado a diferentes campos da vida humana (beleza, trabalho, ciência, medicina, entretenimento, entre outros). Mas, com mais proximidade com a tecnologia e a maior pluralização dos seus recursos, sinto uma mudança de tom sobre como podemos interagir com a IA, mais ameno e tranquilizante.
Experts do setor ressaltam que o uso do recurso deve ser complementar à inteligência humana, aprimorando nossas entregas e sendo adicionada de uma vez por todas ao nosso d dia a dia. No mercado de trabalho, essa tecnologia deve ser desenvolvida e aplicada de forma a manter o ser humano no centro das tomadas de decisões, em um papel de aliada, desde que sua implementação seja feita de maneira ética, inclusiva e consciente. A grande questão não é sobre a IA substituir pessoas, mas sobre como nós, seres humanos, seremos cada vez mais fundamentais na curadoria e aplicação dessa tecnologia.
Outro ponto essencial abordado foi a importância das conexões humanas em um mundo cada vez mais digital. A discussão sobre “saúde social” foi trazida diversas vezes no evento, ressaltando o quanto as relações interpessoais são fundamentais para o bem-estar e para o avanço da sociedade. Afinal, é preciso desenvolver relações saudáveis consigo e com os demais, para conseguir estabelecer trocas também saudáveis com as novas tecnologias inteligentes.
Em um cenário onde esses novos recursos facilitam a comunicação, isso pode, paradoxalmente, aumentar o distanciamento entre as pessoas. Como marcas, precisamos encontrar formas de promover e valorizar o contato humano, trazendo experiências de interações autênticas,que vão além do consumo, fomentando um senso de pertencimento e comunidade.
Por fim, preciso ressaltar o quanto refletimos sobre a longevidade e o conceito apresentado como midlife, sendo esse, cheio de possibilidades. Para além do meu painel ao lado de Carla Buzasi, CEO da WGSN, outras mentes criativas discutiram a respeito das transformações sociais impulsionadas pelo aumento da expectativa de vida, graças aos avanços da medicina e as mudanças de lifestyle, que estão permitindo que as pessoas vivam mais e melhor, redefinindo o significado de envelhecer.
O Grupo Boticário já tem acompanhado essa transformação e se prepara para oferecer soluções que atendam às novas demandas do público maduro de maneira inovadora e relevante. Mais do que produtos, buscamos criar experiências e diálogos que ajudem a ressignificar essa fase da vida, ampliando as perspectivas e garantindo que todos os consumidores se sintam representados e atendidos. Afinal, falar de longevidade não é só sobre viver mais, mas sobre viver melhor, com qualidade e propósito.
Retomo a rotina ainda mais convicta de quanto o mercado brasileiro tem a oferecer para o mundo, em especial, o Grupo Boticário, tão seguro dos próprios compromissos e apostas de futuro, que reforçam a missão de criar impactos positivos e transformar conversas da sociedade.
Encerrando minha jornada no South by Southwest 2025, reflito sobre a experiência transformadora de estar no palco, compartilhar insights e absorver aprendizados nas palestras, ativações e bastidores. Foi um momento de muitas trocas que me fizeram reconectar com uma sensação que, com o tempo e a experiência, muitas vezes deixamos de sentir: o frio na barriga.
Obrigada, South by Southwest! Cada segundo valeu a pena.
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