Criatividade em movimento • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Criatividade em movimento

Os bastidores além do palco do SXSW e aprendizados marcantes da minha estreia no maior evento de inovação e criatividade do mundo

por Renata Gomide / VP de Consumer do Grupo Boticário
Capa - Criatividade em movimento
Imagem: Foto: [ExpPROS]

Depois de muito contribuir e absorver com trocas valiosas no SXSW 2025, reflito sobre a grandiosidade desse evento e o privilégio de representar o Grupo Boticário em um palco mundial tão relevante quando se fala de criatividade, tecnologia e inovação. Compartilhar iniciativas que reafirmam nossos compromissos de futuro, como o lançamento Centro de Pesquisa da Mulher, dentre outros projetos como “Pacto Prateado” e “Extinto”, reforça a certeza de que estamos no caminho certo e garantindo um posicionamento de destaque em meio ao cenário global.


Somos um país que tem o dinamismo em sua essência e que demonstra isso por meio de criações, inovações e soluções capazes de impactar toda a sociedade. Ao meu ver, é esse jeito de manter a criatividade em movimento que nos desponta como uma das potências do setor, capaz de exportar inteligência estratégica e ineditismo nas ideias. Confio na percepção de que temos muito a mostrar e, mais do que nunca, precisamos ocupar esses espaços globais com nossas iniciativas.

Ideias que seguem ecoando na mente

Além das trocas e encontros despojados “de corredor”, que renderam insights valiosos e inexplorados, também absorvi, em minha breve passagem por Austin, pílulas de conteúdo muito relevantes para os próximos anos do mercado.


Vejo que o debate sobre a aplicabilidade da inteligência artificial segue quente, sendo direcionado a diferentes campos da vida humana (beleza, trabalho, ciência, medicina, entretenimento, entre outros). Mas, com mais proximidade com a tecnologia e a maior pluralização dos seus recursos, sinto uma mudança de tom sobre como podemos interagir com a IA, mais ameno e tranquilizante.


Experts do setor ressaltam que o uso do recurso deve ser complementar à inteligência humana, aprimorando nossas entregas e sendo adicionada de uma vez por todas ao nosso d dia a dia. No mercado de trabalho, essa tecnologia deve ser desenvolvida e aplicada de forma a manter o ser humano no centro das tomadas de decisões, em um papel de aliada, desde que sua implementação seja feita de maneira ética, inclusiva e consciente. A grande questão não é sobre a IA substituir pessoas, mas sobre como nós, seres humanos, seremos cada vez mais fundamentais na curadoria e aplicação dessa tecnologia.


Outro ponto essencial abordado foi a importância das conexões humanas em um mundo cada vez mais digital. A discussão sobre “saúde social” foi trazida diversas vezes no evento, ressaltando o quanto as relações interpessoais são fundamentais para o bem-estar e para o avanço da sociedade. Afinal, é preciso desenvolver relações saudáveis consigo e com os demais, para conseguir estabelecer trocas também saudáveis com as novas tecnologias inteligentes.


Em um cenário onde esses novos recursos facilitam a comunicação, isso pode, paradoxalmente, aumentar o distanciamento entre as pessoas. Como marcas, precisamos encontrar formas de promover e valorizar o contato humano, trazendo experiências de interações autênticas,que vão além do consumo, fomentando um senso de pertencimento e comunidade.

 face, happy, Head, Person, Smile, Adult, FemAle, Woman, Blonde, Hair, Photography, Portrait, Clothing, Dress, Formal Wear
Renata Gomide, VP de Consumer do Grupo Boticário. Foto: [ExpPROS]

Por fim, preciso ressaltar o quanto refletimos sobre a longevidade e o conceito apresentado como midlife, sendo esse, cheio de possibilidades. Para além do meu painel ao lado de Carla Buzasi, CEO da WGSN, outras mentes criativas discutiram a respeito das transformações sociais impulsionadas pelo aumento da expectativa de vida, graças aos avanços da medicina e as mudanças de lifestyle, que estão permitindo que as pessoas vivam mais e melhor, redefinindo o significado de envelhecer.

O Grupo Boticário já tem acompanhado essa transformação e se prepara para oferecer soluções que atendam às novas demandas do público maduro de maneira inovadora e relevante. Mais do que produtos, buscamos criar experiências e diálogos que ajudem a ressignificar essa fase da vida, ampliando as perspectivas e garantindo que todos os consumidores se sintam representados e atendidos. Afinal, falar de longevidade não é só sobre viver mais, mas sobre viver melhor, com qualidade e propósito.


Retomo a rotina ainda mais convicta de quanto o mercado brasileiro tem a oferecer para o mundo, em especial, o Grupo Boticário, tão seguro dos próprios compromissos e apostas de futuro, que reforçam a missão de criar impactos positivos e transformar conversas da sociedade.


Encerrando minha jornada no South by Southwest 2025, reflito sobre a experiência transformadora de estar no palco, compartilhar insights e absorver aprendizados nas palestras, ativações e bastidores. Foi um momento de muitas trocas que me fizeram reconectar com uma sensação que, com o tempo e a experiência, muitas vezes deixamos de sentir: o frio na barriga.


Obrigada, South by Southwest! Cada segundo valeu a pena.



➜ Acompanhe a cobertura B9, apresentada por Globo, do SXSW 2025 no canal b9.com.br/sxsw e no nosso Instagram.
LEIA MAIS SOBRE:
todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro