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SXSW 2025: Sua marca já é promptable?

Agora a vantagem não está apenas na estética ou na usabilidade, mas na relevância algorítmica

por Giacomo Groff / VP de Estratégia da Africa Creative
Capa - SXSW 2025: Sua marca já é promptable?
Imagem: Agê Barros

John Maeda, um dos maiores pensadores do design e da tecnologia, trouxe para o SXSW 2025 um conceito essencial para o momento atual: a transição de UX (User Experience) para AX (Agentic Experience).

No modelo tradicional de UX, a jornada do usuário muitas vezes se assemelha a um percurso de obstáculos: múltiplos cliques, menus e caminhos complexos para alcançar um objetivo. Já em um mundo orientado por IA, a experiência se torna mais direta: o usuário faz um pedido (prompt), e a resposta é entregue de forma instantânea e precisa.

Isso muda tudo. Se até hoje a identidade de uma marca é construída por meio de interfaces, navegação e design visual, ela precisará ser reconhecível em uma resposta de IA. A pergunta que importa não é apenas como sua marca se deve se apresentar?, mas como sua marca deve responder?

 Blazer, Clothing, Coat, Jacket, Adult, Male, Man, Person, Executive, Head, face
John Maeda. Divulgação.

Para ser promptable, uma marca precisa estar integrada ao novo ecossistema de Agentic Experience (AX), que opera a partir de quatro elementos fundamentais: model, prompt, knowledge e tools. O modelo interpreta e gera respostas, os prompts definem como a marca se expressa, o conhecimento garante consistência e profundidade, e as ferramentas permitem que a IA tome ações concretas. Se sua marca não estiver presente nesses pilares, ela simplesmente não existirá na experiência de um usuário orientado por IA.

No universo da AX, a vantagem não está apenas na estética ou na usabilidade, mas na relevância algorítmica. As marcas que entenderem isso primeiro terão não apenas presença, mas protagonismo na nova era da inteligência artificial.



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