SXSW 2025: Expectativas e reflexões de um marinheiro de primeira viagem • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

SXSW 2025: Expectativas e reflexões de um marinheiro de primeira viagem

Num mar de conteúdo, a expectativa é trazer uma visão mais aplicada e concreta das novas tecnologias

por Marcos Fernandes / CTO LATAM da CI&T
Capa - SXSW 2025: Expectativas e reflexões de um marinheiro de primeira viagem
Imagem: Divulgação SXSW

Para um marinheiro de primeira viagem no SXSW, a jornada de preparação tem sido intensa e recheada de expectativas sobre o que está por vir. Ao longo de 2024, acompanhei diversos materiais do SXSW e ficou evidente a conexão do evento com o avanço exponencial da IA generativa. O impacto dessa tecnologia nos próximos anos promete ser profundo, trazendo desafios e oportunidades que moldarão diferentes indústrias.

Esse é, sem dúvida, um dos temas que mais me entusiasmam para o evento. Com o avanço dos modelos e da aplicação prática da IA Generativa, espero que o SXSW 2025 não apenas reforce esse tema como um de seus pilares, mas também traga uma visão mais aplicada e concreta. 

Acredito que será uma oportunidade para consolidar ideias sobre o momento atual, explorar cenários de curto prazo e, acima de tudo, gerar inspiração para os próximos marcos dessa revolução.

IA vai redesenhar o futuro das experiências digitais

O impacto das novas tecnologias na interação digital será outro tema de grande relevância no evento. Desde as transformações nas interfaces e nos sistemas conversacionais até os elementos que buscam humanizar e aprofundar a imersão nas experiências digitais, esse campo promete discussões ricas e instigantes.

Durante a seleção de palestras (tema que comentarei mais adiante), encontrei diversos tópicos fascinantes, incluindo aqueles que exploram a representação de emoções por meio da IA. Esse aspecto está diretamente ligado ao desafio de humanizar a relação entre humanos e inteligências artificiais, que já fazem parte do nosso cotidiano.

Outro ponto que tem despertado meu interesse é a evolução das experiências imersivas, tanto no desenvolvimento de novos hardwares quanto na integração da IA com novas formas de interação. A possibilidade de um maior nível de conexão entre pessoas e tecnologia é algo que desejo explorar mais a fundo no evento, especialmente do ponto de vista da adoção dessas experiências pelo público.

Inovação, inovação e mais inovação

Como não poderia deixar de ser, o SXSW é sinônimo de inovação. Minha expectativa é explorar um leque diverso de temas futuristas, desde avanços em computação quântica até novas descobertas na exploração espacial. Mesmo que algumas dessas inovações não tenham uma aplicação prática imediata, elas oferecem um valioso material para reflexão e antecipação das tendências que moldarão os próximos anos.

O desafio da agenda: como lidar com o FOMO?

Além de todas essas expectativas, um dos grandes desafios do SXSW é a orquestração da agenda. Escolher entre três ou quatro sessões incríveis acontecendo simultaneamente é uma tarefa difícil. Mas, em um evento com essa magnitude e qualidade, lidar com o famoso Fear of Missing Out (FOMO) faz parte da experiência, porque, no fim das contas, o SXSW não é sobre ver tudo, mas sim sobre vivenciar ao máximo cada momento.

Cabe a nós viver intensamente essa oportunidade de enxergar o futuro sob novas perspectivas. Entre discussões sobre IA, experiências imersivas e descobertas transformadoras, espero absorver muito conhecimento e compartilhar novas ideias que possam contribuir para essa revolução.

Que esse evento seja o primeiro de muitos – e que as reflexões que surgirem por lá continuem ecoando muito além de Austin. Que venha o SXSW 2025!



➜ Acompanhe a cobertura B9, apresentada por Globo, do SXSW 2025 no canal b9.com.br/sxsw e no nosso Instagram.
LEIA MAIS SOBRE:
todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro