Honda e Pokémon unem forças para criar Koraidon real que se equilibra sozinho
Depois da Toyota, é a vez da fabricante japonesa materializar um Pokémon lendário usando tecnologia de autobalanceamento desenvolvida para o ASIMO
A Honda recrutou 40 engenheiros para dar vida ao Koraidon, Pokémon lendário do game “Pokémon Scarlet”, numa versão em tamanho real que usa a mesma tecnologia de equilíbrio desenvolvida originalmente para o robô humanóide ASIMO.
Por que importa: O projeto demonstra como empresas tradicionais de mobilidade estão utilizando personagens populares da cultura japonesa para mostrar inovações tecnológicas – e atrair atenção para suas capacidades de engenharia.
O anúncio foi feito durante o Pokémon Day, comemorado em 27 de fevereiro, data que marca o lançamento dos games originais da série no Japão. Em 2025, a celebração marca os 29 anos de Pokémon.
A criação será exibida ao público entre 7 e 9 de março no Honda Welcome Plaza Aoyama, em Tóquio, onde os visitantes poderão ver de perto os detalhes da recriação do Pokémon dragão/lutador.
🤖 Tecnologia real para criatura fictícia: O Honda Koraidon utiliza o sistema de autoequilíbrio apresentado pela primeira vez na CES 2017 como “Honda Riding Assist”, permitindo que o modelo fique em pé sobre duas rodas – algo que não é visto no jogo original.
O projeto nasceu após a Toyota Engineering Society criar o “Toyota Miraidon” em 2024, inspirando a Honda a desenvolver sua própria versão com o slogan “A devoção da Honda torna os sonhos das crianças realidade”.
🔍 Detalhes técnicos:
- Recreação quase em tamanho real (o Koraidon tem 2,5m de altura)
- Capacidade de alternar entre diferentes posições, como a “Formação de Corrida”
- Movimentos faciais, de olhos e pálpebras
- Adaptação das mãos, pernas e pescoço conforme a velocidade
“O time aplicou a filosofia de design e tecnologia de simulação cultivada no negócio de motocicletas da Honda ao longo dos anos”, informa o comunicado oficial da empresa.
Cultura gamer e indústria: Esta não é a primeira colaboração entre fabricantes de veículos e franquias de games no Japão. A aproximação entre esses universos tem sido estratégia para empresas tradicionais se conectarem com públicos mais jovens e demonstrarem capacidade de inovação.
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