[ATUALIZAÇÃO] A Prefeitura de São Paulo invalidou nesta sexta (13) a parceria que transformaria o Largo da Batata em “Largo da Batata Ruffles”. O acordo, que previa investimentos de R$ 1,1 milhão em troca do naming rights por dois anos, será reanalisado. A Comissão de Proteção à Paisagem Urbana não foi consultada sobre o acordo, que foi questionado por urbanistas pelo baixo valor e uso inadequado do espaço público.
–
A PepsiCo anunciou que vai revitalizar o Largo da Batata, em São Paulo, mas a tentativa de renomear o espaço histórico gerou reação negativa nas redes sociais.
POR QUE IMPORTA: O caso levanta debate sobre limites entre público e privado, enquanto marcas buscam associar seus nomes a espaços culturais da cidade. Esse tipo de controvérsia não é novidade na cidade. Já aconteceu na ocasião do naming rights do estádio do Morumbi pela Lacta e nomes de marcas em estações do metrô.
RAIO-X DO LARGO DA BATATA RUFFLES:
↳ Obras começam em dezembro de 2024
ENTRE LINHAS: A ideia surgiu após comentário viral de turista que dizia “não tinha uma batata sequer quando passamos por lá”, mas a brincadeira acabou gerando discussão séria. Enquanto a marca fala em “conexão genuína” e “espaço multicultural”, críticos apontam justamente a falta de diálogo com a comunidade local e o desrespeito à herança cultural do Largo.
O QUE DIZEM OS CRÍTICOS:
🏢 VOZ DA EMPRESA: “A revitalização do Largo da Batata foi a forma que encontramos de traduzir isso de forma verdadeira e conectada ao nosso público alvo, afinal, a região reúne grupos com diversos interesses, com idades variadas. Para Ruffles, o apoio à região vai possibilitar uma conexão genuína com o consumidor final, além de reforçar que o espaço é multicultural”, diz Simone Simões, diretora de Marketing da PepsiCo Brasil.
ZOOM OUT: O Largo da Batata tem forte ligação com a cultura nordestina em São Paulo, tendo abrigado historicamente botequins, casas de forró e terreiros de umbanda.
REAÇÃO NAS REDES: A repercussão tem sido principalmente negativa em redes como Bluesky e LinkedIn, por exemplo, questionando os reais benefícios do projeto e o desgaste de imagem causado pela tentativa de renomear um espaço histórico.
O TikTok realizou a segunda edição do TikTok Ad Awards, premiando as marcas e agências que se destacaram na plataforma…
Novo gerador de imagens do Google, chamado Whisky, dispensa os longos prompts em texto e deixa você "remixar" fotos existentes…
O Duolingo acaba de lançar uma campanha que mistura ameaças e humor para incentivar fãs de “Squid Game” (Round 6)…
Michael Bublé lançou recentemente "Maybe This Christmas", um dueto natalino com Carly Pearce que tem uma particularidade: foi gravado inteiramente…
A Apple anunciou nesta terça os vencedores do App Store Awards 2024, elegendo o Kino como melhor app do ano…
A BMW acaba de lançar uma campanha natalina que une nostalgia e futuro. O filme "The Gift", criado pela agência…