Adobe lança ferramenta para proteger artistas de IA e garantir atribuição de crédito • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Adobe lança ferramenta para proteger artistas de IA e garantir atribuição de crédito

Nova plataforma permite que criadores adicionem metadados de autoria e configurem preferências contra o uso para treinar IA

por Carlos Merigo

A Adobe anunciou uma nova plataforma web que pretende oferecer aos artistas digitais uma forma de proteger suas criações e garantir atribuição de crédito. A Adobe Content Authenticity, que será lançada gratuitamente em 2025, permitirá que criadores de imagens, vídeos e áudios apliquem suas credenciais de autoria a diversas mídias, protegendo-as de uso não autorizado e, especialmente, de serem utilizadas para treinar modelos de Inteligência Artificial (IA).

Proteção em massa e transparência: A plataforma oferece uma solução simplificada para criadores que desejam evitar o uso de suas obras em IA generativa. Em vez de submeter manualmente seus trabalhos a várias plataformas, os artistas poderão, com um só clique, optar por não permitir o uso de suas criações em modelos de IA, como o Adobe Firefly. Embora atualmente poucos provedores de IA, como o Spawning, ofereçam suporte a essa função, a Adobe afirma estar trabalhando para expandir a adoção da ferramenta.

Credenciais para garantir a autoria: Além de proteger suas obras de IA, os artistas poderão incluir dados como nome, site e redes sociais nas credenciais do conteúdo, que são integradas diretamente aos arquivos. Isso facilita o reconhecimento da autoria e garante que, mesmo que o conteúdo seja modificado ou capturado em screenshots, as informações possam ser recuperadas.

Um passo em direção à confiança digital: A nova ferramenta faz parte da iniciativa de autenticidade de conteúdo da Adobe, já adotada por mais de 3.700 empresas e organizações, e busca resolver um dos maiores desafios da era digital: a atribuição correta de autoria e a proteção contra o uso indevido, principalmente com o avanço das deepfakes e da IA generativa.

Embora a iniciativa seja um grande avanço para proteger criadores e suas obras, sua eficácia depende da adesão da indústria como um todo. Com muitas plataformas ainda sem suporte ao sistema, a adoção em larga escala será essencial para que a Adobe consiga consolidar essa camada extra de proteção.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro