Adobe lança ferramenta para proteger artistas de IA e garantir atribuição de crédito • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Adobe lança ferramenta para proteger artistas de IA e garantir atribuição de crédito

Nova plataforma permite que criadores adicionem metadados de autoria e configurem preferências contra o uso para treinar IA

por Carlos Merigo

A Adobe anunciou uma nova plataforma web que pretende oferecer aos artistas digitais uma forma de proteger suas criações e garantir atribuição de crédito. A Adobe Content Authenticity, que será lançada gratuitamente em 2025, permitirá que criadores de imagens, vídeos e áudios apliquem suas credenciais de autoria a diversas mídias, protegendo-as de uso não autorizado e, especialmente, de serem utilizadas para treinar modelos de Inteligência Artificial (IA).

Proteção em massa e transparência: A plataforma oferece uma solução simplificada para criadores que desejam evitar o uso de suas obras em IA generativa. Em vez de submeter manualmente seus trabalhos a várias plataformas, os artistas poderão, com um só clique, optar por não permitir o uso de suas criações em modelos de IA, como o Adobe Firefly. Embora atualmente poucos provedores de IA, como o Spawning, ofereçam suporte a essa função, a Adobe afirma estar trabalhando para expandir a adoção da ferramenta.

Credenciais para garantir a autoria: Além de proteger suas obras de IA, os artistas poderão incluir dados como nome, site e redes sociais nas credenciais do conteúdo, que são integradas diretamente aos arquivos. Isso facilita o reconhecimento da autoria e garante que, mesmo que o conteúdo seja modificado ou capturado em screenshots, as informações possam ser recuperadas.

Um passo em direção à confiança digital: A nova ferramenta faz parte da iniciativa de autenticidade de conteúdo da Adobe, já adotada por mais de 3.700 empresas e organizações, e busca resolver um dos maiores desafios da era digital: a atribuição correta de autoria e a proteção contra o uso indevido, principalmente com o avanço das deepfakes e da IA generativa.

Embora a iniciativa seja um grande avanço para proteger criadores e suas obras, sua eficácia depende da adesão da indústria como um todo. Com muitas plataformas ainda sem suporte ao sistema, a adoção em larga escala será essencial para que a Adobe consiga consolidar essa camada extra de proteção.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Redd F on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro