Instagram segue os passos do TikTok e lança assinatura sonora para Reels

O Instagram revelou uma nova identidade sonora para o Reels, introduzindo um som distinto que será reproduzido no final de cada vídeo baixado. É um recurso de branding que ajudou muito na popularização do TikTok, aliás, marcando tudo o que saia do app para outras rede sociais.

Criado pela equipe de áudio criativo da Meta, o som foi desenvolvido para se ajustar a diferentes climas e emoções — de momentos mais sérios a situações descontraídas.

Reflexo da criatividade cotidiana: Siera Sinclair, Sound Designer na Meta, explicou que a equipe buscou intencionalmente um som que fosse “pontuado, mas imperfeito”, uma metáfora para a criatividade do dia a dia no Instagram, onde nem tudo precisa ser impecável para ser compartilhado.

Desenvolvimento colaborativo: A nova identidade sonora foi o resultado de uma série de workshops colaborativos entre as equipes de áudio e branding do Instagram. A marca já indicou que novos sons serão revelados à medida que a estratégia de branding sonoro se expande.

O lançamento desse “toque criativo” faz parte da crescente aposta do Instagram em construir uma presença de marca não apenas visual, mas também auditiva, repetindo a experiência que ajudou a viralizar o TikTok. Porém, pelas reações iniciais, parece não ter agradado tanto. Muitos usuários afirmaram que o som lembra uma alerta de erro.

Share
Publicador por
Carlos Merigo @cmerigo

Recent Posts

  • Criatividade

Kia mostra que seus carros elétricos são à prova de apocalipse zumbi

A Kia decidiu atacar de um jeito diferente o "problema" do silêncio dos carros elétricos: em nova campanha na Austrália,…

2 dias Atrás
  • Criatividade
  • Cultura

Apple transforma Grand Central em escritório distópico da série “Ruptura”

A Apple decidiu levar o universo perturbador de "Ruptura" (Severance) para o mundo real. Em ação promocional realizada no domingo…

3 dias Atrás
  • Criatividade

Heineken mostra que você não precisa de desculpas para beber cerveja sem álcool

A Heineken decidiu atacar de frente um comportamento social incômodo: por que sempre precisamos explicar quando escolhemos uma cerveja sem…

4 dias Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

Rexona transforma “psicóloga do BBB” em especialista em suadeira

A Rexona chega ao seu terceiro BBB consecutivo com uma estratégia ousada: transformar os momentos de tensão do programa em…

4 dias Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

Electrolux aposta na nostalgia e traz Pedro Bial de volta ao BBB

Os fãs do BBB tiveram uma surpresa nostálgica na estreia da 25ª temporada: Pedro Bial, apresentador que marcou 16 edições…

4 dias Atrás
  • Criatividade

Apple transforma iPhone em câmera de musical para celebrar Ano Novo chinês

A Apple continua sua tradição de celebrar o Ano Novo Chinês com filmes especiais. Desta vez, transformou o iPhone 16…

5 dias Atrás