Instagram segue os passos do TikTok e lança assinatura sonora para Reels

O Instagram revelou uma nova identidade sonora para o Reels, introduzindo um som distinto que será reproduzido no final de cada vídeo baixado. É um recurso de branding que ajudou muito na popularização do TikTok, aliás, marcando tudo o que saia do app para outras rede sociais.

Criado pela equipe de áudio criativo da Meta, o som foi desenvolvido para se ajustar a diferentes climas e emoções — de momentos mais sérios a situações descontraídas.

Reflexo da criatividade cotidiana: Siera Sinclair, Sound Designer na Meta, explicou que a equipe buscou intencionalmente um som que fosse “pontuado, mas imperfeito”, uma metáfora para a criatividade do dia a dia no Instagram, onde nem tudo precisa ser impecável para ser compartilhado.

Desenvolvimento colaborativo: A nova identidade sonora foi o resultado de uma série de workshops colaborativos entre as equipes de áudio e branding do Instagram. A marca já indicou que novos sons serão revelados à medida que a estratégia de branding sonoro se expande.

O lançamento desse “toque criativo” faz parte da crescente aposta do Instagram em construir uma presença de marca não apenas visual, mas também auditiva, repetindo a experiência que ajudou a viralizar o TikTok. Porém, pelas reações iniciais, parece não ter agradado tanto. Muitos usuários afirmaram que o som lembra uma alerta de erro.

Share
Publicador por
Carlos Merigo @cmerigo

Recent Posts

  • Brasil
  • Criatividade

CBF revela ancestralidade africana de Vini Jr. em campanha contra racismo

A CBF decidiu dar um significado especial ao Dia da Consciência Negra. Em vez do tradicional post nas redes sociais,…

1 dia Atrás
  • Criatividade

McDonald’s transforma caos natalino em festa rave em novo comercial

O McDonald's decidiu dar uma sacudida no clima natalino tradicional (geralmente emotivo). Em nova campanha criada pela Leo Burnett do…

3 dias Atrás
  • Criatividade

Coca-Cola recria seu clássico comercial de Natal com IA e gera polêmica

A Coca-Cola decidiu mexer em vespeiro. Após 30 anos usando o mesmo comercial de Natal - aquele do caminhão iluminado…

5 dias Atrás
  • Criatividade

Ao som de The Verve, comercial de Natal da John Lewis brinca com viagem no tempo

A tradicional campanha de Natal da John Lewis, que há anos é tão aguardada pelos britânicos (e pelos publicitários), ganhou…

7 dias Atrás
  • Cultura
  • Negócios

Plano com anúncios já representa metade das novas assinaturas da Netflix

A Netflix está conseguindo o que parecia improvável há alguns anos: convencer as pessoas a assistirem comerciais durante suas maratonas…

1 semana Atrás
  • Criatividade

Taika Waititi transforma polvo intrometido em melhor amigo em campanha de Natal da Disney

Imagine voltar das férias na praia com um polvo grudado na cabeça? Em novo curta natalino da Disney, Taika Waititi…

1 semana Atrás