Cannes Lions 2024: Uma ideia de AI que você não viu no festival, mas vai querer ver • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Cannes Lions 2024: Uma ideia de AI que você não viu no festival, mas vai querer ver

As dúvidas sobre originalidade podem estar com os dias contados

por André Havt / Co-MD MullenLowe Brasil e Líder Criativo da Mediabrands Brasil
Capa - Cannes Lions 2024: Uma ideia de AI que você não viu no festival, mas vai querer ver
Imagem: Divulgação

O Festival de Publicidade de Cannes sempre foi um palco para celebrar a criatividade e a inovação na indústria da comunicação. No entanto, nos últimos anos, algumas peças premiadas despertaram questionamentos sobre sua originalidade.

Embora o júri do festival se dedique a identificar as melhores e mais inovadoras campanhas, a vastidão de trabalhos inscritos e a constante evolução da comunicação tornam a tarefa desafiadora. É impossível conhecer todas as peças que já ganharam um Leão. São mais de 70 anos de festival, e atualmente com inúmeras categorias. Como um jurado pode saber se uma ideia é ou não original?

E se implementássemos uma avaliação prévia das peças candidatas utilizando inteligência artificial (IA)? A ideia de integrar a IA na avaliação de originalidade dos cases do Festival não só se alinha com a tendência observada já desde o ano passado nas discussões e apresentações em Cannes, como também poderia ser mais uma forma de elevar o padrão e a credibilidade do evento, beneficiando a indústria da comunicação como um todo.

A IA como aliada na busca pela originalidade: Uma ferramenta valiosa para auxiliar o júri do Cannes Lions na identificação de similaridades entre as peças inscritas e trabalhos premiados em edições anteriores. Com um banco de dados robusto e algoritmos de aprendizado de máquina, a IA seria capaz de analisar cada peça e ficha de inscrição, buscando por padrões e elementos que indiquem possíveis casos de plágio ou falta de originalidade.

Não é pra ser um relatório acusatório a lá John Textor. Longe disso. Mas um sistema de alerta inteligente e colaborativo. Ao implementar essa avaliação prévia, a plataforma de votação poderia fornecer aos jurados um alerta quando uma peça apresentar similaridades significativas com trabalhos premiados em edições anteriores. Essa notificação seria acompanhada por uma comparação lado a lado das peças em questão, permitindo que o júri avalie com mais precisão a originalidade da ideia. A decisão final de achar ou não parecida é do júri e não da AI. A implementação traria diversos benefícios para o festival e para a indústria da comunicação, tais como:

Maior reconhecimento para a verdadeira inovação: Ao premiar apenas ideias genuinamente originais, o Cannes Lions reforçaria sua posição como um farol da criatividade e da inovação na comunicação.

Credibilidade ampliada: A utilização da IA para identificar similaridades contribuiria para a construção de um festival ainda mais transparente e confiável, fortalecendo sua reputação e importância para o setor.

Incentivo à criatividade original: A busca por ideias inovadoras e autênticas seria intensificada, impulsionando a criação de campanhas ainda mais impactantes e memoráveis.

Aprimoramento da experiência do júri: A IA auxiliaria o júri em sua árdua tarefa de seleção, permitindo que eles se concentrem na avaliação da qualidade das ideias e do impacto das campanhas, sem se preocupar com a falta de originalidade.

Por fim, é importante deixar claro que o papel da Ai no processo de julgamento é exclusivamente para ajudar e potencializar o trabalho do jurado. O critério e a avaliação das peças ainda é, e se sempre será, humano. Assim como a criatividade.



➜ O Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions é o maior evento global da indústria criativa de mídia, comunicação e publicidade. A edição 2024 será realizada de 16 a 21 de junho. Acompanhe a cobertura B9, apresentada por Globo, no canal b9.com.br/canneslions e no nosso Instagram.
todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Redd F on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro