Cannes Lions 2024: IA vai substituir os humanos? • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Cannes Lions 2024: IA vai substituir os humanos?

O impacto transformacional e massivo dessa tecnologia ainda está por vir

por Cristina Monteiro / CMO da Kraft Heinz Brasil
Capa - Cannes Lions 2024: IA vai substituir os humanos?
Imagem: David Droga e Mira Murati: não basta compreender a tecnologia superficialmente, é essencial debater diretrizes com a sociedade. Divulgação.

Seja para oferecer ideias ou criar uma imagem, a inteligência artificial é um mar aberto de alternativas, e à medida que navegamos por essa era de descobertas, é crucial que todos participem da conversa, moldando um futuro onde tecnologia e criatividade coexistem de forma equilibrada. Esta foi a discussão proposta por David Droga, CEO da Accenture Song, e Mira Murati, Diretora de Tecnologia da OpenAI, durante a palestra “Criatividade e Tecnologia: É Tudo Sobre Descoberta“, no Festival de Cannes.

Os profissionais conduziram uma conversa sobre a interseção entre criatividade e tecnologia, com a exibição de um filme de época sobre o Festival de Cannes produzido por uma inteligência artificial. O que demonstrou a capacidade da IA em criar obras artísticas e destacou a facilidade de interação com as ferramentas, como o ChatGPT.

As possibilidades são infinitas e os números reforçam que esta não é uma discussão sobre o futuro, mas sim sobre o presente. Prova disso é que de acordo com o Traffic Analytics, em janeiro deste ano, a OpenAI teve 2.4 bilhões de acessos, sendo o Brasil foi responsável por 5% do tráfego total do ChatGPT, alcançando a 4ª colocação entre os países que mais visitam o site.

Mas para além do uso da tecnologia no dia a dia, estamos assistindo um cenário no qual a agilidade é também um grande diferencial competitivo, por isso, atrelar a criatividade à inovação é um caminho já traçado pelo mercado. Mira Murati enfatizou que todos devem considerar a forma como a tecnologia interfere no mundo, uma vez que a maneira como a moldamos definirá a sociedade. Para isso, não basta compreender a tecnologia superficialmente, é essencial debater com a sociedade a respeito de diretrizes.

A ferramenta é uma aliada, mas a inovação deve ser guiada pela responsabilidade e pela compreensão do seu impacto. Os palestrantes ilustraram a discussão com exemplos de deep fake e manipulações eleitorais feitas com inteligência artificial, afirmando a tese de que a segurança deve ser integrada desde a etapa do desenvolvimento tecnológico, para que ela evolua de forma benéfica para a sociedade.

Se a discussão em Cannes no ano passado foi ao redor do tema “será que a Inteligência Artificial vai roubar meu emprego?” este ano foi ao redor da escalabilidade. Vemos melhoras tangíveis nos produtos oferecidos pelos grandes players (Meta, Google, TikTok) usando GenAI, mas o que se era esperado considerando os investimentos bilionários era um uso comercial mais massivo. Não há dúvida que AI trará eficiência. Mas o impacto transformacional e massivo ainda não chegou à realidade.

E não, a IA não substituirá a criatividade.



➜ O Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions é o maior evento global da indústria criativa de mídia, comunicação e publicidade. A edição 2024 será realizada de 16 a 21 de junho. Acompanhe a cobertura B9, apresentada por Globo, no canal b9.com.br/canneslions e no nosso Instagram.
todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro