Cannes Lions 2024: IA vai substituir os humanos?
O impacto transformacional e massivo dessa tecnologia ainda está por vir
Seja para oferecer ideias ou criar uma imagem, a inteligência artificial é um mar aberto de alternativas, e à medida que navegamos por essa era de descobertas, é crucial que todos participem da conversa, moldando um futuro onde tecnologia e criatividade coexistem de forma equilibrada. Esta foi a discussão proposta por David Droga, CEO da Accenture Song, e Mira Murati, Diretora de Tecnologia da OpenAI, durante a palestra “Criatividade e Tecnologia: É Tudo Sobre Descoberta“, no Festival de Cannes.
Os profissionais conduziram uma conversa sobre a interseção entre criatividade e tecnologia, com a exibição de um filme de época sobre o Festival de Cannes produzido por uma inteligência artificial. O que demonstrou a capacidade da IA em criar obras artísticas e destacou a facilidade de interação com as ferramentas, como o ChatGPT.
As possibilidades são infinitas e os números reforçam que esta não é uma discussão sobre o futuro, mas sim sobre o presente. Prova disso é que de acordo com o Traffic Analytics, em janeiro deste ano, a OpenAI teve 2.4 bilhões de acessos, sendo o Brasil foi responsável por 5% do tráfego total do ChatGPT, alcançando a 4ª colocação entre os países que mais visitam o site.
Mas para além do uso da tecnologia no dia a dia, estamos assistindo um cenário no qual a agilidade é também um grande diferencial competitivo, por isso, atrelar a criatividade à inovação é um caminho já traçado pelo mercado. Mira Murati enfatizou que todos devem considerar a forma como a tecnologia interfere no mundo, uma vez que a maneira como a moldamos definirá a sociedade. Para isso, não basta compreender a tecnologia superficialmente, é essencial debater com a sociedade a respeito de diretrizes.
A ferramenta é uma aliada, mas a inovação deve ser guiada pela responsabilidade e pela compreensão do seu impacto. Os palestrantes ilustraram a discussão com exemplos de deep fake e manipulações eleitorais feitas com inteligência artificial, afirmando a tese de que a segurança deve ser integrada desde a etapa do desenvolvimento tecnológico, para que ela evolua de forma benéfica para a sociedade.
Se a discussão em Cannes no ano passado foi ao redor do tema “será que a Inteligência Artificial vai roubar meu emprego?” este ano foi ao redor da escalabilidade. Vemos melhoras tangíveis nos produtos oferecidos pelos grandes players (Meta, Google, TikTok) usando GenAI, mas o que se era esperado considerando os investimentos bilionários era um uso comercial mais massivo. Não há dúvida que AI trará eficiência. Mas o impacto transformacional e massivo ainda não chegou à realidade.
E não, a IA não substituirá a criatividade.
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