Cannes Lions 2024: Este é um negócio sobre criatividade
Campanhas altamente criativas geram o dobro de retorno financeiro
Seja nas conversas no entorno do festival, seja nos palcos, seja no happy hour, existe uma vontade latente de evidenciar novamente para o mundo que a indústria da comunicação é um negócio sobre criatividade.
O Contagious trouxe em seu painel, cheio de dicas, uma súplica que poderia ir direto para caixa de email de todos os compras: “Pare de vender horas de pessoas.” Todos que estão neste jogo, em algum momento, foram forçados a traduzir o seu valor em uma tabela de pessoas e custos alocados.
Mas, a reflexão se amplia quando escutamos Nick Law, Creative Chairperson da Accenture Song, falando sobre as potências que podemos ter em conexão com a inteligência artificial. Se a revolução industrial foi sobre dar escala para produção e a internet nos ajudou a contestar tudo, agora a AI é capaz de combinar tudo isso em larga escala. Sob o olhar da criatividade, olhamos para isso e vemos que não é sobre reduzir as horas das pessoas, é sobre ter horas mais potentes.
Voltando para o olhar sobre hora/trabalho, devemos fazer uma mea culpa e também entender que nós, como agências, não tivemos sucesso ainda em metrificar a eficácia criativa nas nossas rotinas. Porém, quando olhamos de forma macro uma pesquisa da Harvard Business Review apontou que cada euro investido em campanhas altamente criativas gera o dobro de impactos do que os euros investidos em uma campanha “não criativa”. É sobre business e é sobre criatividade.
Quer mais um exemplo desta equação de sucesso? A Solo Stove e a Martin Agency criaram uma “buzz campaign” para seu produto. Historicamente, a marca já fazia suas campanhas medianas e os negócios andavam de lado. Mas, de forma primorosa, foi criada uma campanha com o Snoop Dogg, com toda sua potência dentro desta conversa – afinal, se tem alguém que entende de fumaça é ele. E sim, o case é de sucesso do ponto de vista de comunicação, com toda repercução e aula sobre liberdade criativa. Uma campanha que gerou mais de cem milhões de dólares em mídia espontânea já deve ser considerada como um sucesso financeiro também, mas além disso cresceu 31% em vendas, 20% no volume de negócio e reduziu em 22% o custo de aquisição, fundamental para uma venda que só é feita de forma online. Somos uma indústria gigante e devemos agregar muito valor.
Diferenciais que precisam fazer parte da apresentação de toda agência que acredite em criatividade. Mas todos os dias é preciso fazer uma escolha entre cliente e agência se queremos criar campanhas de qualidade criativa para ter um maior retorno de investimento ou apenas colocar peças na rua.
Seja de um lado ou de outro, ainda é sobre acreditar e fazer escolhas diariamente.
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