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Campanha da Mastercard que uniu negócios poloneses e ucranianos ganha Grand Prix de Creative Data em Cannes Lions 2024

Projetou utilizou dados para mostrar que negócios ucranianos poderiam contribuir positivamente para a economia local da Polônia

por Carlos Merigo

O Grand Prix de Creative Data foi para o case “Room For Everyone”, criado pela McCann da Polônia para Mastercard.

Rose Herceg, presidente do júri e presidente da WPP na Austrália e Nova Zelândia, destacou que a ideia teve simplicidade e beleza nos dados, contando uma história de forma elegante e cativante. Além disso demonstrou profundo conhecimento do público-alvo, unindo ucranianos e poloneses de forma significativa, abordando questões complexas como xenofobia de maneira criativa, com dados.

A campanha promoveu a integração de negócios poloneses e ucranianos utilizando um modelo de dados complementares. Através da plataforma “Where to Start”, foram analisados dados anônimos e agregados para identificar locais ideais onde empresas ucranianas poderiam prosperar ao lado de empresas polonesas. Essa iniciativa transformou a narrativa de concorrência estrangeira de escassez e medo para uma de abundância e oportunidades, promovendo o sucesso compartilhado entre as comunidades empresariais.

Em resposta à chegada de cerca de 1,5 milhão de refugiados ucranianos na Polônia devido à guerra, a Mastercard criou esta ferramenta para mitigar as preocupações econômicas e sociais dos poloneses. Ao demonstrar que os negócios ucranianos podem contribuir positivamente para a economia local, a plataforma melhorou significativamente a percepção pública. Como resultado, 55% dos empreendedores poloneses passaram a ver os empresários ucranianos de forma mais positiva, enquanto a ferramenta atraiu 12.000 usuários no primeiro mês e ajudou a fortalecer a imagem da Mastercard como apoiadora dos empreendedores.

🇧🇷 Brasil

O Brasil ficou com um Leão de Bronze na categoria, para o case “Blood Aid”, da DM9 para DASA.


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