Cannes Lions 2024: Prêmios olham o passado. Conversas apontam o futuro
O conhecimento adquirido indica como será daqui para frente
Mais uma edição do maior prêmio de publicidade, criatividade e inovação começa na Riviera francesa. Durante esta semana, milhares de pessoas estarão reunidas no famoso balneário de Cannes para premiar os trabalhos que se destacaram em suas categorias e circunstâncias no último ano. Estar no Palais e conviver com os premiados é uma experiência muito valorosa.
Olhar o longlist, o shortlist e os premiados é como uma viagem ao passado, só que recente. Sim, a maioria das coisas tem potencial e de alguma forma representam o melhor do trabalho feito por aquela agência ou marca, afinal, as inscrições têm um custo representativo, mas nem tudo que se apresenta em Cannes indica sobre o que será daqui pra frente. Os leões coroam os ganhadores da temporada. Do verão que já se foi. É como escutar no Brasil a música que bombou no carnaval, já passou como o “macetando, macetando, macetando” da Ivete.
Aí entra a outra maravilhosa oportunidade de estar em Cannes: participar dos painéis, conversas, networking e trocas que acontecem no Palais e pelas ruas da cidade. É fácil dizer que, por onde você anda, irá encontrar alguém ligado à nossa indústria. Então, não precisa ter receio, é só perguntar o que faz para começar o papo. Melhor do que isso é poder discutir sobre o que estão vendo no Festival e o que aplicam em suas vidas e como são suas realidades. Um laboratório vivo para testar possibilidades e hipóteses sobre o futuro da nossa indústria. E aí sim, mesmo que de forma não tão clara como um leão de ouro, o conhecimento adquirido começa a apontar sobre como será daqui pra frente.
Mente livre e coração aberto. Assim que sigo para mais uma edição de Cannes. Junto com o meu badge levo muitas perguntas e questionamentos. Como as marcas estão em relação à diversidade? Qual a postura dos vencedores sobre seus trabalhos serem reais ou só um belo case? Como a conta fecha pra todas estas redes de agência terem espaços enormes custando rios de dinheiros e inscrevendo pilhas de peças?
Work money or drink money?
Allez, Cannes!
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.