Cannes Lions 2024: Brasil ainda engatinha no Creative Commerce • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Cannes Lions 2024: Brasil ainda engatinha no Creative Commerce

O que falta para termos uma performance melhor na categoria?

por Dogura Kozonoe / CCO da MRM McCann Worldgroup
Capa - Cannes Lions 2024: Brasil ainda engatinha no Creative Commerce
Imagem: Lunchables, da Goodby Silverstein & Partners, que levou o Gold Lion ano passado em Creative Commerce

A primeira vez que estive no Festival de Cannes foi há 10 anos. E agora, tudo está diferente: o festival mudou completamente e, desta vez, volto como Chief Creative Officer da MRM Brasil, agência de transformação digital do McCann Worldgroup.

O que muda da visão do diretor de arte da David para o CCO da MRM?

O que era diversão se tornou negócio.

Está mais do que provado que criatividade vende e não há categoria que comprove isso melhor do que o Creative Commerce Lions, além da sinergia com as entregas da MRM, criatividade guiada por dados, plataforma digitais, CRM/loyalty, automação e performance.

Por isso, abro meu espaço com uma breve análise da performance do Brasil nessa categoria.

A categoria é recente, começou em 2018 com o nome de Creative E-commerce e os jurados da primeira edição deram 1 Grand Prix, 4 Gold Lions, 4 Silver Lions e 7 Bronze Lions, sendo que o Brasil não levou nenhum metal para casa – menção honrosa para os amigos da Ampfy, que tiveram o primeiro shortlist nessa categoria para o Brasil, junto com a então DPZ&T.

Na história do Creative Commerce Lions, o Brasil soma ao todo 18 shortlists e 6 vencedores. Vou relembrar aqui os cases premiados:

6 Bronze Lions

* 0.0 Barries da Le Pub São Paulo



* Black Business Beats da Gut São Paulo



* Air Max Graffiti Stores da Akqa São Paulo



* Shopping Inside Songs da Ogilvy Brasil



* Accept Real Cookies da ID/TBWA



* We Stand for Newstand da VML Brasil

Ainda estamos engatinhando na categoria. Podemos comparar com Entertainment Lions, criado em 2016, em que o Brasil já soma 13 prêmios, incluindo um Gold Lion para a McCann com Black Santa para Coca-Cola. Com apenas dois anos de diferença, o resultado é discrepante.

Mas e então, o que falta para as nossas ideias terem uma performance melhor em Commerce?

Essa é a pergunta que eu deixo no ar para conversarmos depois da premiação da categoria. Quem sabe esse ano sai o tão esperado Gold Lion para o Brasil em Creative Commerce.


➜ O Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions é o maior evento global da indústria criativa de mídia, comunicação e publicidade. A edição 2024 será realizada de 16 a 21 de junho. Acompanhe a cobertura B9, apresentada por Globo, no canal b9.com.br/canneslions e no nosso Instagram.
todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro