Cannes Lions 2024: campanhas fazem refletir e discutir a sociedade
Temas essenciais que inspiram ideias e soluções de impacto real
O Festival de Cannes é sempre um momento de reflexão. Somos inundados por uma série de ideias que buscam premiar o poder e a influência das mensagens criativas, que acabam ganhando vida e escala em suas execuções dentro de pautas globais.
Olhar para um dado e transformá-lo em inspiração, por exemplo, pode ser um exercício criativo. Nesta categoria se enquadra o projeto Drive like a Woman (“dirija como uma mulher”, em português). A expressão que é frequentemente usada de forma pejorativa para descrever motoristas ruins, foi o mote da campanha foi criada pela Media.Monks para a associação francesa Victimes & Citoyens (entidade que oferece apoio a vítimas de acidentes e promove a conscientização sobre segurança no trânsito).
De acordo com a Victimes & Citoyens, as mulheres representam 42% dos motoristas da França, dirigindo quase a mesma quilometragem anual do que os homens. No entanto, 84% dos acidentes fatais e 93% dos acidentes envolvendo motoristas alcoolizados são causados por homens. Além disso, 78% das pessoas mortas nas estradas são homens. As mulheres têm uma chance muito menor de se envolver em acidentes fatais e cometem menos infrações graves, e 96% das vítimas assistidas pela associação sofreram acidentes causados por homens.
Com base nestes dados, o projeto sugere que adotar o estilo de direção das mulheres pode, na verdade, salvar vidas. Assim, encoraja pessoas a refletir sobre o que é ser, de fato, um bom motorista, que é imprescindível se ter em mente que dirigir vai muito além de saber pilotar uma máquina. Tem a ver com respeito, condutas e percepção de que é um ato coletivo, que deve valorizar todos estes pontos para termos menos acidentes nas ruas de todo o mundo.
Já a categoria de Innovation em Cannes possui algumas particularidades. Vemos projetos que ampliam nossa compreensão do que é possível graças à capacidade de se cruzar diversas disciplinas, misturando ciência, negócios e tecnologia, e nos permitindo dar um passo além enquanto sociedade.
The Literacy Pen, campanha da Media.Monks com a World Literacy Foundation (organização global sem fins lucrativos que trabalha para tirar os jovens da pobreza por meio da alfabetização), que já está na shortlist de Innovation, exemplifica essa abordagem. Esta invenção capacita pessoas analfabetas a começar a ler e escrever instantaneamente, representando um avanço significativo nos esforços de alfabetização global.
Foi desenvolvido um dispositivo compacto, compatível com qualquer caneta ou lápis, que permite aos usuários falarem palavras no microfone embutido, as quais são transcritas para uma tela digital, letra por letra, prontas para serem transferidas para o papel. Essa simplicidade garante um processo de aprendizagem orgânico e sustentável, focado na repetição escrita e reforço visual. Seu design leve e ergonômico facilita o uso, tornando a experiência do usuário extremamente amigável.
Embora estejamos na era da inteligência artificial e computação quântica, de acordo com dados da UNESCO, ainda existem 773 milhões de pessoas em todo o mundo que enfrentam o analfabetismo. Isso aprofunda as desigualdades sociais e impacta emocional e psicologicamente milhões de pessoas, limitando suas oportunidades ao longo da vida. Apesar dos esforços para desenvolver programas de alfabetização, muitos falham devido à sua complexidade, acessibilidade limitada e falta de praticidade, resultando no abandono do processo de aprendizado.
The Literacy Pen tem o potencial de reduzir significativamente as taxas globais de analfabetismo, abrindo caminhos para maiores oportunidades de emprego, reintegração social e engajamento cívico. Além disso, promete transformações psicológicas profundas, garantindo confiança, independência e esperança entre as pessoas. Mais do que uma ferramenta, representa uma solução real para milhões de pessoas que lutam contra o analfabetismo, equipando-as com as habilidades necessárias para um futuro mais brilhante.
Tanto “Drive Like a Woman” quanto “The Literacy Pen” são dois casos que apresentam mensagens fortes e produtos inovadores. Exemplos claros de como o Festival é uma grande inspiração para temas essenciais que precisam ser debatidos pela sociedade.
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