Nike e Corinthians unem forças em campanha contra o racismo com lançamento de novas camisas
Design do uniforme e a campanha "Nossa história é uma página em preto" inclui tipografia afrofuturista
Em uma fusão de esporte, cultura e ativismo, o Corinthians, em parceria com a Nike, revelou suas novas camisas sob a campanha “Nossa história é uma página em preto”, que destaca o combate ao racismo. O design das camisas e a tipografia inspirada na diáspora africana são elementos centrais da iniciativa.
↳ Estética Afrofuturista: As camisas introduzem uma tipografia única criada pela designer e diretora de arte Giulia Fagundes. Inspirada pelos ricos símbolos Adinkras de origem ganense, a fonte usada nos nomes e números dos jogadores reflete a cultura africana enquanto dialoga com o afrofuturismo.
↳ Educação Contra o Racismo: Em parceria com o Observatório da Discriminação Racial do Futebol, serão realizadas sessões de letramento racial para os jogadores das categorias de base e profissionais, masculino e feminino. Uma cartilha, “Combatendo o Racismo no Futebol”, também foi desenvolvida para orientar a torcida e está disponível no site da Nike.
↳ Debut das Camisas: O segundo uniforme será utilizado pela primeira vez no jogo contra o Fortaleza, em 4 de maio. A camisa principal será usada ao longo do Campeonato Brasileiro.
↳ Jantar Preto: O clube e a Nike organizaram o “Jantar Preto”, uma noite de celebração com figuras proeminentes da economia criativa negra. O evento teve como mestres de cerimônia a cantora Paula Lima e o jornalista Jairo Nascimento, com apresentações da jogadora Carol Nogueira e do artista Jotape.
↳ Compromisso Contínuo: “Esta campanha reafirma nosso compromisso histórico com a inclusão e o combate ao racismo, princípios que estão no coração do Corinthians desde sua fundação”, destacou Augusto Melo, presidente do Corinthians. “Estamos comprometidos em promover a igualdade e o respeito em todas as esferas, especialmente no esporte, que deve ser um espaço de inclusão. Por isso apoiamos organizações e pessoas para que se sintam empoderadas a lutar contra o racismo. Acreditamos que o futebol tem um papel fundamental nesse processo de mudança.”, completa Gustavo Viana, Diretor de Marketing da Fisia, Distribuidora Oficial Nike no Brasil.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.