Web Summit, diversidade e inteligência artificial
Painéis e ativações abordam dois pilares de um futuro que se mostra presente
Além de contar com uma estrutura robusta e bem organizada para receber as mais de 34 mil pessoas esperadas, o Web Summit Rio trouxe a pauta de diversidade não só para os painéis e ativações, mas principalmente para a exposição das mais de 1.000 startups presentes na edição desse ano.
Diversidade além do pitch
Logo na abertura, destacou-se um número inédito alcançado na edição atual: 45% das startups participantes foram fundadas por empreendedoras mulheres – um número extremamente positivo para o cenário de inovação e empreendedorismo brasileiro.
O tema também foi pauta de um dos painéis mais aguardados do primeiro dia que contou com a participação da CEO do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, e tinha como pauta a intersecção entre o tradicional e a inovação no contexto financeiro. A executiva destacou a importância de abordar a diversidade dentro da instituição e de adequar as soluções do banco à realidade de um país tão diverso (em todos os aspectos) como o Brasil e revelou o mantra da empresa de entregar um banco para cada cliente.
Ao caminhar pelos pavilhões para conhecer as startups que estavam ali apresentando suas soluções, também ficou evidente a preocupação do evento em dar espaço a empreendedoras e empreendedores negros e de comunidades locais, expondo seus produtos e serviços para pessoas do mundo todo. Vale destacar também a grande quantidade de startups de impacto que estavam presentes no evento, abordando grandes desafios sociais e ambientais.
2024: o ano da Inteligência artificial
É praticamente impossível não ter esbarrado com o tema Inteligência Artificial no primeiro dia do evento. Ele estava presente em grande parte dos painéis, palestras, e principalmente nas próprias soluções das startups e demais empresas que estavam expondo no evento. Além disso, o tópico apareceu no discurso de praticamente todos os executivos que falaram no evento e foi abordado com diferentes óticas, que vão desde a possibilidade de utilizar IA para personalizar produtos e serviços até os riscos inerentes e ainda pouco conhecidos dessa nova tecnologia.
Se em 2023 o tema da vez era a Web3 e a tokenização de tudo, 2024 com certeza será (ou já está sendo) o ano da Inteligência Artificial. A tecnologia, inclusive, está sendo utilizada em diversos segmentos: financeiro, ambiental, saúde, segurança, comunicação. Na visão dos especialistas presentes no evento, ela será a base estrutural para todas soluções que estão por vir em um futuro não tão distante – e pelo que vimos nesse primeiro dia de Web Summit, essa previsão está muito próxima de se concretizar.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.