Desbloqueando a produtividade com IA
Sobre o futuro? À medida que continuamos explorando as fronteiras dessa tecnologia, fica claro que estamos apenas começando a desvendar seu verdadeiro potencial
Os últimos dias em Austin proporcionaram uma imersão intensa em uma variedade de conteúdos, mas foi a palestra de Paige Bailey, Lead Product Manager da Google DeepMind, sobre AI & Productivity: A Workplace Love Story? que chamou minha atenção.
Bailey destacou como a inteligência artificial pode não apenas aumentar a produtividade, criatividade e eficiência, mas também aprimorar a qualidade em todas as áreas, aproveitando os modelos de interação e geração de dados.
Por exemplo, um consultório médico oferecendo atendimento via WhatsApp ou telefone. Bailey delineou como um atendimento conduzido por IA poderia superar as capacidades humanas. Com todos os dados históricos do paciente disponíveis, incluindo consultas anteriores, diagnósticos, tratamentos e prescrições, o atendimento poderia ser mais completo e a experiência do paciente, mais rápida e objetiva.
Demonstrando em tempo real, a profissional mostrou como o uso da IA poderia ser vantajoso para todos os envolvidos nos atendimentos a distância. O conteúdo foi estruturado em quatro etapas, começando pela validação de que os sistemas e modelos generativos não são apenas uma moda passageira, evidenciando o crescimento exponencial na adoção dessas tecnologias pelas empresas.
De fato, entre 2022 e 2023, os investimentos em GenAI aumentaram impressionantes 400%. A OpenAI já ostenta um valuation de 80 bilhões de dólares, e 13 startups de GenAI alcançaram um valuation de pelo menos 1 bilhão de dólares.
Os números apresentados em um intervalo de apenas 12 meses são impactantes e mostram que o interesse em GenAI vai além do hype. A Cambridge Dictionary até elegeu “ALUCINAÇÃO” como a palavra do ano para explicar o efeito da GenAI.
Entre março e outubro de 2023, a utilização de IA por pessoas físicas cresceu 13%, enquanto o uso por empresas aumentou 92%. Claro que as empresas estão mais antenadas a ferramentas e tecnologias que possam ajudar a escalar, organizar, ou melhorar suas operações. Mas esse gap tende a diminuir à medida que as pessoas entenderem que GenAI pode influenciar muito no dia a dia de qualquer um, principalmente hoje que você já consegue estudar e utilizar essa tecnologia de forma gratuita.
Encerrando sua apresentação, Bailey enfatizou que estamos apenas no início da curva de adoção da IA e que ela está ansiosa para ver os próximos passos – e eu também. Segundo o profissional, já existem maneiras de aumentar a produtividade em até 10 vezes, adaptando e personalizando modelos de GenAI em nossas vidas.
O SXSW deste ano ofereceu uma visão fascinante sobre o futuro impulsionado pela IA, onde a produtividade é ampliada e as experiências são aprimoradas através da inteligência artificial. Sobre o futuro? À medida que continuamos explorando as fronteiras dessa tecnologia, fica claro que estamos apenas começando a desvendar seu verdadeiro potencial.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.