SXSW 2024 – Tecnologia, conexão humana e vulnerabilidade
As questões humanas em destaque deixam claro que elas são fundamentais para o desenvolvimento e sucesso de qualquer tecnologia
Participei do SXSW pela primeira vez e cheguei em Austin com a ideia de que seria um grande desafio. Tantas coisas ÓTIMAS acontecendo ao mesmo tempo, pessoas interessantes por toda parte, disponíveis para conversas aleatórias e conteúdos abrangendo várias áreas nas quais tenho muito interesse, como futuro, mudanças climáticas, comunicação e, é claro, tecnologia. Mas o que mais me surpreendeu foi descobrir que em grande parte das palestras e experiências, independentemente da temática escolhida, a empatia, a conexão humana, a compaixão e a saúde mental eram conceitos muito presentes.
Conversei com muitos experientes frequentadores do SXSW de diferentes países e perguntei sobre esse “viés humano” e se isso era algo tradicional, e a resposta foi que as últimas edições se concentraram principalmente em temas da moda, como Blockchain & NFTs, metaverso, IA. Isso me fez questionar por que o festival que dita o tom da inovação global está colocando questões humanas em destaque. No final, ficou bastante claro que esses são requisitos fundamentais necessários para o desenvolvimento de qualquer tecnologia e para que ela tenha um impacto positivo. Os palestrantes principais mostraram-se vulneráveis e abriram seus corações, liderando pelo exemplo.
Outro ponto que gostaria de destacar são as declarações políticas subjacentes (às vezes mais explícitas, às vezes menos) sobre a evolução da tecnologia e sua desejabilidade de evoluir de forma tão exponencial e concentrada. A superestrela do SXSW (e futurista) Amy Webb, Daniel Kwan e Daniel Scheinert (diretores do vencedor do Oscar Everything, Everywhere, All at Once), Peter Deng (chefe do ChatGPT) e muitos outros apresentaram cenários e foram muito claros em suas opiniões de que não há como voltar atrás, mas também destacaram alguns pontos em que devemos ficar atentos. Muito foi mencionado sobre como a tecnologia pode impulsionar o progresso, mas pouco se falou sobre a acessibilidade da tecnologia (ou sua futura acessibilidade) como requisito para o crescimento. Como representante de uma região com grande desigualdade, considero que temos a responsabilidade de expandir essa discussão além das fronteiras do SXSW.
Em seu discurso, Neil Redding, futurista chefe da Redding Futures, disse: “A realidade é co-criada e criável por nós”, o que traz o “chamado do dever” para todos nós tentarmos continuar essas conversas com uma perspectiva alquímica, a fim de criar um ecossistema e negócios melhores com tecnologia responsável e acessível.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.