SXSW 2024 – Quando as realidades se encontram
Do VR ao abraço real com uma sobrevivente do holocausto
Aqui em Austin VR é cotidiano. Além da XR Experience Exhibition, várias marcas já estão usando os óculos de VR em ativações para experiências mais imersivas. Tive a oportunidade de vivenciar algumas delas na exibição.
Na Tau Tsi A e Empereur, foram duas delas, uma com uma experiência física através de uma cadeira e a outra interativa — com as mãos eu direcionava onde queria ir. As duas muito bem feitas e envolvem qualquer um, mas uma em especial me tocou: Letters from Drancy.
Criada pelo museu do holocausto de Illinois, o filme de VR revive as experiências e lembranças da Marion Deichmann que, quando tinha ainda nove anos de idade, viu sua mãe sendo levada por guardas e nunca mais a reencontrou. Ela morreu em Auschwitz. Os acontecimentos do holocausto já são muito sensibilizantes por si só mas a produção desse filme em VR faz você se sentir vivendo aquele universo, sentindo a angústia passada pela Marion e se isso já não fosse tocante o suficiente (ainda mais em tempos de tanto ódio e antissemitismo como estamos vendo hoje em dia) saí da sala e dei de cara com a Marion, uma das poucas sobreviventes dessa época que está viva. Uma experiência de realidade virtual que foi finalizada com um abraço real e muito emocionante! Que combinação potente!
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.