SXSW 2024 – Impressões pessoais (ou humanas) do primeiro final de semana
É hora de trabalhar a conscientização sobre a inteligência artificial
Aqui estou no Texas, pelo segundo ano consecutivo, ainda tentando me acostumar com a avalanche de informação que o SXSW oferece. Pode parecer simples beber de centenas de fontes diferentes, mas a verdade é que o primeiro passo é admitir que, muito provavelmente, não estamos prontos para o que está por vir, e o evento é o ponto de partida para abrir a nossa cabeça aos assuntos que se tornarão cada vez mais cotidianos nos próximos anos – ou meses.
Fala-se muito de temas como IA, medicina, comunidades, dados e transição energética, mas o fio condutor, a linha que permeia esses diferentes assuntos, é a humanidade. Depois de muito se discutir sobre os impactos da inteligência artificial nas pessoas, será que não devemos dar um passo atrás e trabalhar a conscientização sobre a tecnologia? Essa é a abordagem deste ano sobre o tema. A meu ver, extremamente pertinente e necessário, e algo que não fizemos com a chegada da internet e, principalmente, das redes sociais.
O painel que reuniu John Maeda, da Microsoft, e outros neurocientistas e pesquisadores, alertou sobre a diferença entre inteligência e consciência. Fazemos julgamentos a partir de intuições, projetamos aspectos nossos em outras pessoas, mas a capacidade de persuasão da IA não significa que tenha consciência. Se é um diferencial do homem em relação a tecnologia, por que não usar a nosso favor?
É reflexo disso a desaceleração proposital da tecnologia e a redução do exercício de futurologia, para uma reflexão de como vamos lidar com essa nova realidade. Os desdobramentos têm a ver com saúde mental, formas de se trabalhar e relacionar, perfis de profissionais, e outros aspectos ligados às pessoas.
Por sinal, já que o foco das discussões está nas pessoas, no próximo texto vou abordar como o SXSW é um evento de relacionamento, especialmente para nós brasileiros, e como essas interações se constroem dentro do ecossistema da conferência.
Como diz o título, essas são apenas as impressões de um ser humano e estão superabertas a comentários e opiniões.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.