SXSW 2024 – A IA transformará profissionais de saúde em profissionais de tecnologia nos próximos anos
A conexão do humano + inteligência artificial criará realidades e novos desafios
Se eu pudesse definir a SXSW 2024 em uma palavra, ela seria “generosidade”. Pessoas compartilhando experiências, conectando e juntos impulsionando a inovação. É incrível como esse ecossistema de inovação conecta os diferentes setores, como saúde, varejo, indústrias, e tecnologia. Todos são generosos no compartilhamento de ideias, de opiniões e percepções. E todos somos generosos na escuta, no entendimento e no respeito.
Como entusiasta de inovação, percebi que a conexão humano + IA + Spatial computing criará novas realidades. Estamos avançando para a era da inteligência artificial cognitiva e isso nos trará desafios, sim, mas também muitas oportunidades. Em um mundo hiperconectado e ampliado pela tecnologia, precisamos equilibrar as relações humanas, já que os Multi-Modal Learning Models já estão combinando perfeitamente texto, imagens e muito mais para uma compreensão mais abrangente.
Falando agora de um olhar específico para o segmento de serviços médico-hospitalares, o setor não dependerá apenas do entendimento em saúde, mas também de como os médicos e outros profissionais de saúde entendem e aplicam a tecnologia ao seu trabalho. Essa transformação de habilidades e a criação de uma organização alimentada por IA exigirão um novo modelo de educação e contratação diferente para o setor de saúde. Não vamos usar a IA para substituir, mas sim para amplificar. A IA será um copiloto que escala ideias, negócios e, principalmente, gera mais acesso e informação de qualidade à população. E aqui o lema é um só: “YOU NEED TO BE AN AI FIRST THINKER” – Você precisa primeiro pensar em IA. Ou seja, por que não imaginar um plano de cuidado aumentado por inteligência artificial, aumentado pelo uso do Hololens2 ou do Apple Vision PRO? Essa realidade está aqui.
Trago também alguns outros insights para a área de saúde:
Transformação de habilidades na saúde
A necessidade de habilidades tecnológicas em profissionais de saúde reflete uma mudança fundamental no setor com o avanço da tecnologia e dos LLMs.
Educação focada na inovação
Educação médica e assistencial deve enfatizar a tecnologia, dados e a inovação sugerindo uma reorientação nas prioridades de treinamento, preparando profissionais para o futuro da saúde que vai além do hospital.
AI como cultura
A ideia de que a IA deve ser o primeiro pensamento na resolução de problemas enfatizando seu papel como “amplificador”, e não apenas como substituto.
Humano + IA
Possibilidade de criar um futuro de cooperação entre máquinas e pessoas, criando novas realidades e desafios, mas também oportunidades para avanços significativos.
Computação espacial
A adoção de tecnologias como o Apple Vision Pro e HoloLens 2 criará novas formas de conexão e realidades aumentadas.
O avanco dos LLMs
Os Multi-Modal Learning Models aproveitam da fusão de diversos tipos de dados, combinando perfeitamente texto, imagens e muito mais para uma compreensão abrangente.
A ideia de que a IA pode democratizar o acesso à saúde ressalta seu potencial para tornar os cuidados de saúde mais inclusivos e acessíveis a todos, um objetivo central para o futuro da inovação em saúde. Estamos vivendo em uma nova era de conexões entre pessoas e tecnologia e precisamos parar de resistir a isso. É aquele papo de ser lifelong learner. Estudem! Estudem! Estudem!
Quanto a SXSW, com certeza nos veremos em 2025.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.