SXSW 2024 – Inteligência Artificial: Gênio Indomável
Um exercício que coloca humanos e AI em seus respectivos lugares
Toygun Yilmazer, da TBWA Group Istanbul, introduziu uma experiência envolvente durante sua apresentação “Não Há Algoritmo para a Cultura: O Olhar Humano Além da IA” no SXSW 2024. Ele sugeriu uma perspectiva única ao assistir a uma cena de “Gênio Indomável“, o premiado filme de 1997 dirigido por Gus Van Sant e estrelado por Matt Damon e Robin Williams.
Mas antes, um breve contexto sobre o filme para ajudar você a resgatá-lo em sua memória: Matt Damon dá vida a um jovem desafiador e de origem modesta, que, apesar de trabalhar como zelador no MIT, possui uma habilidade extraordinária para a matemática, solucionando equações complexas. Seu talento vem à tona quando, após mais um confronto com a lei, ele é forçado a fazer terapia com um personagem interpretado por Robin Williams.
Voltando ao painel, Toygun propôs uma interpretação inusitada: assistir a fala do terapeuta com o jovem Will como se fossem mensagens dos seres humanos para a inteligência artificial. Faça esse exercício lendo a transcrição do trecho abaixo.
Então, se eu te perguntasse sobre arte, você provavelmente me daria detalhes sobre todos os livros de arte já escritos. Michelangelo. Você sabe muito sobre ele: sua obra, aspirações políticas, suas relações com o papa, orientação sexual, toda a história. Mas aposto que você não pode me dizer como é o cheiro na Capela Sistina. Você nunca esteve lá de verdade, olhando para cima, admirando aquele teto magnífico. Visto isso…
Se eu perguntasse sobre mulheres, você provavelmente me daria uma lista dos seus favoritos pessoais. Você pode até ter tido suas experiências. Mas você não pode me dizer como é acordar ao lado de uma mulher e se sentir verdadeiramente feliz. Você é um cara durão. Se eu te perguntasse sobre guerra, você provavelmente me citaria Shakespeare, certo? “Uma vez mais na brecha, queridos amigos.” Mas você nunca esteve em uma. Nunca segurou a cabeça do seu melhor amigo no colo enquanto ele dava seu último suspiro, olhando para você em busca de ajuda.
Se eu te perguntasse sobre amor, você provavelmente citaria um soneto. Mas você nunca olhou para uma mulher e se sentiu completamente vulnerável… conheceu alguém que poderia te abalar com apenas um olhar. Sentindo como se Deus tivesse colocado um anjo na Terra especialmente para você… que poderia te salvar das profundezas do inferno. E você não saberia como é ser o anjo dela, ter esse amor por ela para sempre, por tudo, até por um câncer. Você não saberia como é dormir sentado em um quarto de hospital por dois meses, segurando a mão dela, porque os médicos veem nos seus olhos que os horários de visita não se aplicam a você. Você não conhece a verdadeira perda, porque isso só ocorre quando você ama algo mais do que ama a si mesmo. Duvido que você já tenha se permitido amar alguém assim.
Olhando para você, eu não vejo um homem inteligente e confiante. Vejo um jovem arrogante e apavorado. Mas você é um gênio, Will. Ninguém nega isso. Ninguém pode realmente entender sua profundidade. Mas você presume saber tudo sobre mim porque viu uma pintura minha e dissecou minha vida. Você é órfão, certo? Você acha que eu entenderia algo sobre como sua vida foi difícil, como você se sente, quem você é, só porque li Oliver Twist? Isso te define? Pessoalmente, não me importo com isso, porque, sabe? Não posso aprender nada com você que não possa ler em algum maldito livro. A menos que você queira falar sobre você, quem você é de verdade. E isso me fascina. Eu estou interessado. Mas você não quer fazer isso, quer, garoto? Você está aterrorizado com o que possa dizer.
Brilhante.
Abaixo a cena usada por Toygun.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.